Está entre os destinos mais procurados pelos turistas no que toca à Itália. O Lago di Como é realmente um local idílico, que conquista com as águas cristalinas e as enormes montanhas.

Ideal para uns dias de férias, a região pode e deve ainda ser visitada durante uma estada em Milão. A apenas 80 quilómetros da cidade, o Lago di Como está acessível por via ferroviária, numa viagem que dura cerca de uma hora e que vale realmente a pena. Em torno do Lago encontra diversas pequenas localidades, mas se o tempo não abunda crie o seu roteiro com Varenna e Bellagio em mente. Um dia basta para se deixar conquistar.

Duas cidadezinhas recheadas de charme

Lago di Como: um paraíso às portas de Milão
créditos: Evan Verni/Unsplash

Varenna é tão pequena quanto encantadora. Umas horas chegam para conhecê-la. Aproveite-as da melhor maneira, desfrutando das praias de pedra que, durante o verão, são invadidas por turistas. Tal como outras cidades ancestrais italianas, Varenna está cheia de ruas íngremes, escadarias, jardins em flor e edifícios repletos de cor. O segredo é caminhar sem destino, respirar ar puro e apreciar o centro histórico. Encontra aqui algumas igrejas, com destaque para a Chisesa di San Giorgio, templo erigido por volta de 1200, cuja alta torre se avista de vários pontos de Varenna. Recupere forças com um refresco e siga para a zona alta, onde se ergue o Castello di Vezio. A vista panorâmica sobre o Lago é arrebatadora.

Lago di Como: um paraíso às portas de Milão
créditos: Steffen Lemmerzahl/Unsplash

Conhecida como a ‘pérola do Lago di Como’, Bellagio é a mais famosa localidade da região. Ideal para conhecer em uma tarde, chega aqui desde Varenna de carro, mas nada como fazer a ligação de barco. Os 20 minutos de viagem dão para apreciar a paisagem e irão, certamente, fazer crescer o álbum fotográfico das férias. Comece a visita pelo parque mesmo à beira da água e aproveite para conhecer a Villa Melzi, uma propriedade com um jardim absolutamente deslumbrante. Siga depois até ao centro histórico e resista se conseguir ao charme das lojinhas, bares e restaurantes. Respire fundo e suba até à Salita Serbelloni, a ruela mais bonita e fotogénica da região. Muitos e muitos cliques mais tarde, visite a Basílica de San Giacomo, uma das maiores atrações de Bellagio. Localizado na Piazza della Chiesa, o templo construído entre 1075 e 1125 tem como grande destaque o seu altar dourado.

Os encantos do inverno

Lago di Como: um paraíso às portas de Milão
créditos: Alessio Soggetti/Unsplash

Apesar de ser conhecido sobretudo pelo turismo de verão, o Lago di Como tem tudo para seduzir os adeptos dos desportos de inverno, sobretudo os que preferem a tranquilidade ao movimento dos resorts alpinos. A apenas meia hora do lago, Valsassina e Valtellina são duas opções a ter em muito boa conta para os amantes de esqui e snowboard, com os trilhos do Monte San Primo a fazerem as delícias dos praticantes de caminhadas na neve, Piani di Bobbio, Livigno, Madesimo e Santa Caterina di Valfurva são outros destinos perfeitos para esquiar, ficando todos a uma relativa curta distância do Lago di Como.

Se ainda não tem muita experiência nos desportos de neve, o Monte Sighignola é o ideal. Para além das suas encostas ‘amigáveis’, é ainda conhecido pelas vistas do Lago Lugano, ao longo da fronteira com a Suíça. Uma dica: alugue uma bicicleta e coloque a forma física à prova nos caminhos entre Cernobbio, Carate Urio e Argegno. Se prefere andar, apanhe o funicular de Como, que liga à pequena localidade de Brunate. Encontra aqui um trilho fantástico, que serpenteia 500 metros acima do lago.

Lago di Como: um paraíso às portas de Milão
créditos: Ghisolabella

Prefere uma boa massagem ao esforço físico? Então, Bormio é o seu destino. Duas horas a norte do Lago, a vila alpina alberga resorts de bem-estar com fontes termais e vistas de cortar a respiração para os picos das montanhas.

O Lago di Como é fiel à tradição e oferece sabores ao melhor estilo italiano. Sopas quentes, polenta torrada, vinhos e queijos produzidos na região fazem parte do menu, mas não estão sozinhos. A grande especialidade da zona chama-se pizzoccheri alla valtellinese e consiste em tagliatelle, repolho, batatas e queijo – um acepipe perfeito para recuperar energias, servido sobretudo nos restaurantes de Bellagio.

De verão, para apreciar as paisagens e desfrutar das águas cristalinas. De inverno, para praticar esqui ou simplesmente relaxar com os Alpes em pano de fundo. O Lago di Como é o destino ideal para qualquer altura do ano. Reserve já a sua viagem para Milão com a TAP e deixe-se seduzir por este pequeno paraíso italiano.

Milão ida desde 71€