Apesar do seu nome, Isola del Liri não é uma ilha propriamente dita, mas antes uma extensão de terra situada entre dois braços do Rio Liri, que aqui se divide, criando a sensação de “ilha” e dando origem a um espetáculo natural único.

No centro das atenções está a Cascata Grande, uma cascata de beleza ímpar, com 27 metros de altura que cai dramaticamente, mesmo no centro da cidade. Este fenómeno, raro para uma zona urbana, confere à Isola del Liri um charme incomparável e transforma-a numa das cidades mais fotogénicas de Itália.

A história de Isola del Liri remonta à época romana, quando a cidade funcionou como um importante centro agrícola e comercial. Na Idade Média ganhou relevância militar, graças à sua posição estratégica e aos recursos naturais proporcionados pelo rio.

É deste tempo um dos símbolos históricos mais significativos da cidade — o Castelo Boncompagni-Viscogliosi, uma residência nobre com vista para o centro histórico.

Originalmente construído como uma fortaleza medieval, o castelo foi depois transformado num palácio renascentista pela família Boncompagni e desempenhou um papel importante na história local. Hoje os seus quartos e jardins podem ser visitados por turistas, que podem admirar das suas varandas, a cascata e a cidade.

É impossível não ficar encantado com o contraste entre a força da cascata e a tranquilidade do centro histórico, onde se encontram pequenas lojas, cafés acolhedores e edifícios importantes, alguns do século XIX , altura em que Isola del Liri destacou-se como centro industrial, pois o seu rio permitia abastecer inúmeras fábricas de papel e moinhos. Este período de prosperidade deixou marcas no património arquitetónico da cidade, com os antigos edifícios industriais a misturarem-se hoje,harmoniosamente, com a paisagem circundante.

Muitas vezes, durante os meses mais quentes, a cidade acolhe eventos e festivais perto da cascata. Além disso, à noite, todo o centro da cidade se transforma num palco deslumbrante. As luzes realçam o contraste entre a água corrente e a arquitetura histórica, criando uma atmosfera encantadora que promete deixar memórias doces e até românticas ao visitante.

A Villa Nota-Pisani; a igreja de San Lorenzo Martire e a Galleria Eustachio Pisani (uma galeria de arte que exibe obras de artistas da região) são outras atrações desta cidade, que merecem atenção.

Quem gosta de natureza tem os arredores da Isola del Liri para explorar. Os trilhos ao longo do rio oferecem boas oportunidades para caminhadas e passeios relaxantes e, quem quiser ir mais longe, pode alugar uma bicicleta e percorrer as margens, seguindo a estrada que liga Isola del Liri a Sora.

Isola del Liri é um destino ainda pouco conhecido de Itália, que vale a pena explorar pela sua história, beleza natural e experiências culturais.

Como visitar

Roma Ciampino (CIA) é o aeroporto mais próximo de Isola del Liri, localizado a cerca de 82,6 km do centro da cidade.

Chegando a Roma pode apanhar um autocarro da estação Anagnina, que fica perto do aeroporto, até Isola del Liri. O autocarro que faz o percurso direto da estação de Anagnina até Isola del Liri é operado pela Cotral. Parte de "Roma| Anagnina" e chega a “Isola Liri | Largo Bottaro". A viagem dura cerca de 1 hora e 50 minutos, e os bilhetes custam entre 5€ e 8€. Este serviço é frequente, com partidas a cada hora.

Alugar um carro é outra opção, e a maneira mais rápida e conveniente de chegar a Isola a partir do aeroporto., assim como ficar hospedado num hotel que ofereça serviço de transfer.

Onde se hospedar

Isola del Liri oferece várias opções de hospedagem para diferentes gostos e orçamentos. L'Isola di Lulù, uma acomodação encantadora com serviço de transfer é de considerar, assim como Il Balcone di Angelina, que oferece quartos com incríveis vistas da cascata.

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e a minha página de Instagram