Há cerca de sete anos, a ilustradora e artista plástica Jenni Sparks criou aquele que é considerado o mapa mais famoso sobre a capital inglesa para o site evermade.com.

“Eles queriam que eu fizesse um mapa de Londres que não incluísse apenas os habituais locais turísticos, mas que mostrasse os cafés, bares locais e onde estão o centro cultura de Londres”, disse Sparks ao site da edição espanhola da revista Condé Nast Traveler, referindo que não estava à espera do tremendo impacto que teve em 2012, tendo sido já alvo de inúmeras campanhas publicitárias na cidade, além de ser usada também para receber passageiros de todo o mundo no aeroporto de Gatwick.

“Tive mesmo muita sorte, o mapa de Londres que desenhei tornou-se viral e apareceu na imprensa nacional e internacional”, explicou, confessando que as vendas online das cópias serviram para pagar o aluguer durante estes meses, mesmo sete anos depois.

Fomos a Londres participar no Secret Cinema e contamos (quase) tudo sobre esta experiência secreta
Fomos a Londres participar no Secret Cinema e contamos (quase) tudo sobre esta experiência secreta
Ver artigo

Mas afinal, o que têm estes mapas de tão peculiar? Porque estão carregados de humor e sátira: “Os mapas vão para além de uma referência geográfica. Tento ser engraçada e divertida. Por exemplo, ao lado do Palácio de Buckingham desenhei uma caricatura de uma rainha e com a frase ‘a rainha mora aqui’”.

Além dos objetos reais de Londres, há ainda muitos símbolos, como museus, personagens, estações de comboio, cafés, parques ou galerias, tudo com frases ou desenhos carregados de humor.

Para a criação de todos estes símbolos, desenhos e frases, Jenni pesquisou durante meses e passou a viver, inclusive, nas cidades que lhe pediam para retirar por um longo período. Sim, depois do sucesso de Londres, vieram mais pedidos para desenhar os mapas de outras cidades.

“De que forma eu conseguiria detalhar Nova Iorque, Londres ou Paris com tanta precisão?”,diz a artista.

Até ao momento, Sparks já mapeou sete cidades: Londres, Paris, Nova Iorque, São Francisco, Berlim, Sydney e Melbourne.

“Também já ilustrei outros lugares mais pequenos ou não tão mediáticos, como o rio Amazonas, Bruxelas, Antuérpia, Los Angeles ou Austin.

Durante as suas viagens, Jenna Sparks também cria pequenos cadernos com tudo o que vê ou até as suas emoções.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.