Seja para aqueles que já visitaram as cidades e têm saudades de as revisitar ou os que têm curiosidade em saber qual o som ambiente que estes lugares transmitem, Kyler Boone dá-nos uma ajuda para descobrir os sons da cidade.

O designer de Atlanta, que tem uma conta no YouTube chamada Nomadic Ambience, com 195 mil subscritores, é um amante de viagens e fotografia e já visitou mais de 30 países, tendo gravado os sons de ambiente. São mais de 130 vídeos.

“Acho que cada cidade tem um som único. Gosto de documentar como são os lugares em determinadas alturas. Imaginem que isto servirá para comparar a cidade de Paris de hoje com aquela daqui a 50 anos. Também o faço para entreter os outros. Um dos meus amigos mais próximos nasceu em Nova Iorque e agora vive no campo. Ele diz-me que adora ouvir os meus sons porque o faz lembrar a sua casa”, explicou Kyler ao site da edição espanhol da revista Condé Nast Traveler.

O ideal para desfrutar destes vídeos é que a vossa casa esteja em silêncio, fechem os olhos e escutem. Para os que gostam de vídeo, além do audio, as imagens de Kyler são igualmente espetaculares.

O designer confessa que os maiores picos de trafego dos seus vídeos são à noite, com os usuários a ficarem mais de uma hora a escutar os sons. Quem diria que Nova Iorque, sem trânsito, pudesse soar como uma ‘pílula para o sono’?

“Cada cidade tem as suas próprias características que as fazem soar diferentes das restantes. Todas as cidades têm autocarros, comboios e carros, mas, apesar disso, cidades como Nova Iorque ou Tóquio soam de uma forma completamente diferente”, referiu.

Além de vídeos de cidades, também os há com sons da natureza, chuva ou coisas simples como abrir uma janela ou tomar um café.

O último projeto do autor foi na Islândia, onde “esteve a gravar em Vik os sons das praias de areia preta”.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.