A gruta do Yoda, cuja nome verdadeiro é Hjörleifshöfði, fica na costa sul da Islândia, a zona mais visitada e turística do país do fogo e do gelo. Trata-se de uma formação geológica única na região e como fica perto das atrações mais populares, desde a praia de areia preta Reynisfjara até ao vulcão Katla, tornou-se igualmente uma paragem obrigatória numa viagem à Islândia.
A gruta do Yoda pode ser visitada em qualquer altura do ano, mas fique a saber que durante o verão é excelente para caminhadas, oferecendo vistas panorâmicas dos campos de lava circundantes e das areias negras de Myrdalssandur.
Situada na montanha de onde recebeu o nome original, Hjorleifshofdi, esta gruta fica a 221 metros acima do nível do mar e destaca-se pelas planícies de areia negra, de frente para o mar. Este cenário oferece aos visitantes um conjunto de paisagens contrastantes, desde o negro da areia até ao verde da vegetação.
A entrada da caverna é a razão pela qual a gruta ganhou imensa popularidade, uma vez que lembra a silhueta da personagem fictícia Yoda, da saga Star Wars, daí o seu nome.
Veja algumas imagens
Nas proximidades pode ainda visitar a cidade de Vík, o cemitério de Hjorleifur Hrodmarsson e a famosa praia Reynisfjara.
Mas há relação com algum filme?
Muitos dos turistas que visitam este lugar são fãs da franquia de filmes, criada por George Lucas, e a entrada da gruta não só lembra a silhueta do lendário personagem verde como também serviu de local de gravações para um dos filmes.
A gruta aparece na cena de abertura do filme Rogue One: A Star Wars Story (2016), sendo o esconderijo de Jyn Erso (Felicity Jones) no planeta Lah'mu.
Comentários