A European Best Destinations elegeu a Madeira como o melhor destino europeu para celebrar a Passagem de Ano. A ilha bateu Londres e Berlim e promete fazer jus ao título na próxima época festiva. Venha perceber por que vale a pena dar um salto a este paraíso atlântico não só no réveillon, mas também durante o Natal.
A magia de dezembro
A noite de 31 é, sem dúvida, o ponto alto. Mas o programa de festas arranca logo no dia 1 de dezembro, com a baixa do Funchal a encher-se de luz, cor e espírito natalício. Bandas filarmónicas, grupos de folclore e outros artistas animam a Placa Central da Avenida Arriaga, que ainda recebe o Mercadinho de Natal. Nas várias casinhas decoradas a rigor encontra os mais diversos produtos regionais. Da gastronomia local a plantas, passando pelo vinho Madeira e o mel de cana, há de tudo para todos os gostos. Siga depois até ao Largo da Restauração e descubra os encantos da Aldeia Etnográfica, que representa ao vivo as tradições madeirenses. Artesanato, folclore e gastronomia juntam-se dois presépios tradicionais: um exterior que reproduz a paisagem natural e humanizada da ilha, com a sua vegetação, socalcos, vales e casinhas e o de escadinha com os elementos caraterísticos, entre os quais o menino, o arquinho fruta ou o brindeiro.
O roteiro natalício termina com a visita ao Pavilhão do Bordado Madeira e Artesanato Regional, espaço onde poderá ver e adquirir os famosos bordados, peças de artesanato e ainda degustar iguarias da quadra acompanhadas com vinho Madeira. Não se esqueça da máquina fotográfica porque as iluminações que tornam a cidade ainda mais vibrante valem muitos e muitos cliques.
Se ficar mais uns dias pelo Funchal depois do Ano Novo não deixe de assistir ao Cantar dos Reis, a 5 de janeiro. O evento acontece no auditório do Jardim Municipal, é aberto ao público e celebra uma vez mais esta tradição que tem sobrevivido ao passar do tempo.
A grande noite
O anfiteatro do Funchal, na orla marítima e baixa citadina, no mar ou um posto na Ilha do Porto Santo são os melhores spots para entrar no Ano Novo de olhos postos nos céus. A razão: o fantástico espetáculo pirotécnico, reconhecido internacionalmente pelo Livro de Recordes do Guiness no ano de 2006 como "O maior espetáculo de fogo-de-artifício do Mundo". Com início marcado para as 00h00, este que é um dos mais afamados cartazes turísticos da ilha, dura cerca de oito minutos e inclui 59 postos de queima e fogo localizados no anfiteatro do Funchal, entre o Cais 8 e a Praia Almirante Reis, no mar e ainda no Porto Santo. Esta é uma experiência que deve acrescentar à sua bucket list, juntando-se a milhares de viajantes nacionais e estrangeiros que escolhem a ilha para entrar com muita luz e cor no novo ano.
Para antes ou depois da festa
Entre uma visita pelo mercadinho de Natal e o espanto do fogo-de-artificio vale a pena conhecer algumas das outras atrações da Madeira. Que tal deixar-se conquistar pelas vistas fantásticas no topo do Miradouro do Pico do Areeiro e desfrutar das maravilhas naturais numa caminhada até ao Pico Ruivo? Se é fã da natureza, vai adorar o Jardim Botânico. Localizado no Funchal, apresenta mais de duas mil plantas exóticas oriundas de todo o mundo.
Cores e cheiros também não vão faltar no Mercado dos Lavradores. Isto sem esquecer os mais diversos sabores. Fruta, doces e até artesanato esperam-no nesta visita, durante a qual propomos que dê especial atenção ao edifício onde se situa o mercado: um belo exemplo de arquitetura tradicional com influência da Art Déco e do Modernismo. Acrescente ao roteiro uma paragem na Igreja de Nossa Senhora do Monte. Inaugurada em 1748, não se destaca pela sua dimensão, mas antes pelo interior rico em detalhes dourados, que alberga os restos mortais de Carlos I da Áustria.
As festividades são uma excelente desculpa para (re)descobrir o Funchal. Reserve já o seu voo com a TAP e entre no Ano Novo com o pé direito num dos melhores réveillons do mundo!
Comentários