O ano está quase a despedir-se. E que melhor motivo precisa para fazer finalmente aquela viagem tantas vezes deixada para depois? Eis algumas sugestões, entre praia e cidade, para dizer adeus ao ano velho e receber em grande estilo o que está mesmo a chegar.
Funchal
A Ilha da Madeira é, sem dúvida, o destino de réveillon português mais conhecido além-fronteiras. Que tal juntar-se ao clube de fãs de outras paragens e viajar até ao Funchal? O ex-libris dos festejos é o espetáculo de fogo de artifício, que foi já considerado o maior do mundo pelo livro de recordes do Guiness. Durante a última noite do ano, a ilha enche-se de luz e cor e as festas multiplicam-se pelas ruas e em estabelecimentos hoteleiros. Se entrar em 2023 no Funchal, continue em modo pausa durante mais uns dias e parta à descoberta da ilha. Deixe-se encantar pela energia do mercado da cidade, experimente a adrenalina dos carros de cestos e não deixe de visitar Santana com as suas casinhas tão instagramáveis.
Rio de Janeiro
Frio, qual frio? Troque o sobretudo pelas roupas leves, de preferência brancas como manda a tradição brasileira, e junte-se a um dos maiores réveillons do planeta: o da praia de Copacabana. Este ano esperam-se mais de dois milhões de pessoas, entre locais e turistas nesta festa que arranca ao final da tarde de 31 de dezembro e só acaba a altas horas da madrugada do primeiro dia de 2023. Muita música, samba, comida e bebida estão garantidas no areal, mas o Rio oferece ainda outros festejos em locais privados, com destaque para os hotéis mais afamados. Antes ou depois da festa, não deixe de conhecer a Cidade Maravilhosa. Suba ao Pão de Açúcar, visite o Cristo Redentor e dê largas aos dotes fotográficos na colorida Escadaria Selaron. Se quer manter o espírito festivo, não deixe de dar um salto até à Lapa, o bairro cultural do Rio, conhecido como a Montmartre carioca.
Berlim
Mais de um milhão de pessoas fazem a festa de réveillon todos os anos junto ao Portão de Brandemburgo. O enorme palco aqui montado recebe cantores e bandas durante toda a noite. Comida tradicional e bebida (aqui reina a cerveja, claro está) não faltam nas muitas barraquinhas. Berlim cumpre a tradição e oferece um espetáculo fantástico de fogo de artifício. Tire uns dias para conhecer a cidade e dê um salto até à Ilha dos Museus, no distrito de Mitte. Depois de conhecer os cinco espaços aqui presentes, continue na senda da arte e celebre a queda do Muro, no que dele sobra na East Side Gallery. Um absoluto must num roteiro de Berlim, é dos spots mais fotogénicos da cidade.
Roma
Já reza o ditado, em Roma sê romano. Logo, se escolher a capital italiana para o réveillon prepare-se para festa rija. A cidade celebra em grande estilo, com muita música e prosecco com fartura, sobretudo nas suas principais praças. A zona junto ao rio é das mais animadas, mas vale também a pena ir até ao Circo Máximo, onde os festejos arrancam por volta das nove da noite, incluindo apresentações teatrais, concertos, a tradicional contagem decrescente e fogo de artificio. O último dia do ano é ainda marcado pela missa celebrada pelo papa na Basílica de São Pedro, às cinco da tarde. Entrar no templo pode ser realmente uma missão impossível, mas a celebração é transmitida em ecrãs gigantes por toda a Praça de São Pedro. Agora algo mais profano: sabia que os italianos também acreditam na boa sorte trazida por uma roupa interior específica? Se os portugueses creem no azul, estes latinos preferem o vermelho. Coloque o sono em dia depois da festa e parta à descoberta da cidade a que chamam Eterna. O Vaticano, o Coliseu e a Fontana de Trevi são apenas três das muitas paragens obrigatórias.
Nova Iorque
A cidade que nunca dorme recebe uma das mais famosas festas de passagem de ano do mundo. O palco: o luminoso Times Square, onde uma bola gigante desce à meia-noite, acompanhada de um lançamento megalómano de papelinhos. Se não suporta multidões, este não é de todo o seu réveillon. A festa nova-iorquina recebe anualmente mais de um milhão de pessoas. Motivo para riscar a metrópole norte-americana dos planos? Nada disso. Central Park também dá as boas-vindas ao novo ano numa celebração mais intimista, à qual não falta o fogo de artifício da praxe. Já que está por Nova Iorque, comece janeiro com uma visita à Estátua da Liberdade, um passeio por Manhattan e adicione a ida ao MET ao roteiro.
Ilha do Sal
Passagem de ano com neve não está nem perto nem de longe na sua lista de desejos. Se é mesmo a praia que o faz sorrir, então nada como contar as doze badaladas em Cabo Verde. A Ilha do Sal é um destino a ter em conta, para muitos mergulhos, cachupa, grogue e algumas tradições idênticas às portuguesas, entre as quais o bater dos tachos à meia-noite. Rituais à parte, entre no ano da melhor maneira, visitando esta ilha surpreendente. Desfrute do sol e do mar em Santa Maria, descubra os poderes mágicos do sal em Pedra Lume e maravilhe-se com as riquezas naturais da Murdeira.
No Funchal ou em Nova Iorque, o Ano Novo é uma excelente desculpa para viajar. Escolha o destino dos seus sonhos e entre em 2023 com o pé direito.
Comentários