Conhecido pela sua população de leopardos, além de elefantes e uma grande variedade de aves exóticas, o Parque Nacional Yala atrai aventureiros e amantes da natureza. Este é o segundo maior parque nacional do Sri Lanka – a seguir ao Wilpattu National Park – e conta com uma área de 979 km². O parque oferece uma vasta biodiversidade, incluindo mais de 200 espécies de aves e uma das maiores populações de leopardos do mundo. Fazer um safari neste local foi uma experiência inesquecível.

O safari é uma experiência que exige paciência, pois a observação da vida selvagem pode ser imprevisível e nem sempre conseguimos ver tudo que queremos. Os safaris são feitos em jipes abertos, para proporcionar uma visão clara da paisagem e dos animais. Os condutores explicam os detalhes sobre os animais avistados e ajudando a localizá-los.

A probabilidade de ver um leopardo, destaque do parque, é alta, mas depende de sorte. Na natureza, nada é garantido. É importante manter silêncio para não afastar os animais.

Ver o sol nascer enquanto os primeiros raios iluminavam a paisagem foi um espetáculo único — a luz dourada parecia tornar a experiência ainda mais surreal.  Dentro do jipe de safari, o silêncio era total, interrompido apenas pelo som dos pneus sobre o solo e pelos sussurros empolgados quando avistávamos algo à distância.

O parque é o lar de elefantes que surgem em grupos, enquanto se alimentam ou atravessam a estrada, mesmo à nossa frente. Observar esses gigantes tão de perto foi inspirador. Também tivemos a oportunidade de ver répteis e aves de cores brilhantes, que surgem num contraste único com o cenário em vários tons de verde. Quanto a leopardos, não vi nenhum. Mas não senti qualquer falta, já que toda a experiência foi maravilhosa.

Artigo originalmente publicado no blogue A Cachopa.

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana espreitem o blog A Cachopa e a página de Instagram e Facebook.