Localizada na costa atlântica de Marrocos, a cidade de Essaouira conta com uma história muito rica e uma profunda ligação a Portugal. Conhecida pelas suas belas praias, arquitetura única e atmosfera vibrante, Essaouira significa a “bem desenhada” e é um destino que atrai visitantes de todo o mundo.

A história de Essaouira remonta a tempos antigos, quando a região era habitada por berberes. No entanto, foi no século XVIII que a cidade tomou a sua forma atual. Essaouira, originalmente chamada de Mogador, foi projetada com um forte sistema defensivo, com muralhas maciças e fortificações. A cidade foi classificada como Património Mundial da UNESCO em 2001 devido à sua arquitetura única e bem preservada.

Assim que chegamos a Essaouira, o nosso guia perguntou a nossa nacionalidade, quando dissemos que éramos portugueses, respondeu “então, sejam bem-vindos à vossa cidade”.

Durante o século XVI, os portugueses estabeleceram a sua presença na região, conquistando e controlando várias cidades costeiras, incluindo Mogador, a atual Essaouira. Em 1506, D. Manuel I ordenou a construção de uma fortaleza chamada de Castelo Real de Mogador, numa pequena ilha, atualmente denominada “La Petite Île“. No entanto, Mogador esteve apenas quatro anos sob o domínio português entre 1506 e 1510 e a estrutura do primitivo Castelo Real acabou por ser totalmente demolida. Ainda assim, a presença portuguesa está fortemente marcada na arquitetura da cidade.

Skala du Port
Skala du Port créditos: Susana Sousa Ribeiro

“Estão a ver aquela torre?”, questionava o nosso guia enquanto apontava para a Skala du Port, a torre defensiva que protegia o Castelo Real. “É igual à vossa Torre de Belém”. Olhei e voltei a olhar. Depois, olhei de novo e sinto-me em condições de afirmar que usar a palavra “igual” foi um grande salto de fé. Mas tudo bem, compreendo a ideia.

O Que Visitar em Essaouira

Medina de Essaouira

Assim como Marraquexe, Essaouira possui uma medina encantadora, mas com uma atmosfera mais descontraída. Podemos encontrar os famosos souks, restaurantes e galerias de arte, tornando o local perfeito para explorar a pé e fazer compras.

Skala Du Port

Este bastião marítimo oferece vistas panorâmicas do oceano e da medina. A muralha é um local popular para tirar fotos e desfrutar da brisa do mar.

Essaouira é tão pitoresca que não é difícil entender por que motivo é um local usado como cenário de filmes e séries. Foi usado como Slaver’s Bay em Game of Thrones, conhecida pelos seus habitantes “imaculados” que Daenerys Targaryen liberta. Aparece com destaque no final da 3ª temporada, com a muralha a ser o cenário perfeito para o drama que ali se desenrolou.

Praia de Essaouira

Uma das maiores atrações da cidade é a sua praia. É um local ideal para relaxar, apanhar sol e até mesmo praticar desportos aquáticos.

Porto de Essaouira

O Porto é um dos locais imperdíveis se visitar Essaouira. Os barcos de pesca coloridos descansam no mar e é possível observar os pescadores a trabalhar. Junto ao porto encontrámos pequenas lojas que vendem o pescado fresco. Ao visitar Essaouira é fácil perceber a sua indústria pesqueira ativa e autêntica.

Porto de Essaouira
créditos: Susana Sousa Ribeiro

Ao passear pelo pelo porto, vemos os pescadores a descarregarem as suas capturas diárias, enquanto as gaivotas pairam no céu e os gatos se deliciam com qualquer pedaço que lhes é lançado. É um vislumbre da vida costeira marroquina. Os restaurantes à beira-mar oferecem peixe fresco e uma refeição tranquila com vista para a praia.

Sigam as nossas aventuras mais recentes no Instagram.

Artigo originalmente publicado no blogue A Cachopa.