1. Como/quando começou o “bichinho” das viagens?

Não sei quando começou, tenho-o desde que me recordo! A minha mãe conta que era muito difícil adormecer-me, só gostava era de passeio. Lembro-me de sempre ter viajado. Quando era mais nova, corria com os meus pais Portugal de Norte a Sul, muitas viagens a Espanha e, aos seis anos, andei de avião pela primeira vez para ir ao Luxemburgo. Quase todos os anos fazíamos uma viagem fora de Portugal.

Sempre fui muito poupada e todo o dinheiro que recebia no meu aniversário, Natal e nos trabalhos que desde adolescente fui fazendo, guardava para viagens. Comecei a viajar com amigos e namorado aos 16 anos e desde essa altura não parei mais. Sempre que posso, lá vou eu!

2. Além de viajar, gosta muito de…

Planear viagens, conta? Ahah! É mesmo algo que gosto MUITO de fazer, assim como de falar sobre viagens!

Para além disso, gosto de comer, cozinhar, dar consultas (sou nutricionista), ouvir podcasts, ir à praia, beber café numa esplanada com vista para o mar, estar com os meus amigos. Essencialmente é isto.

Este Passaporte Português já passou por mais de 35 países e quer inspirá-lo a viajar
Mariana Guerra

3. Quantos países já visitou?

Para mim não é muito importante o número de países que já visitei e até já repeti várias vezes o mesmo país e cidades. Claro que ambiciono visitar todos os países, mas pelas experiências e aprendizagens que daí advirão e não apenas para os “riscar” da lista.

Quando viajo, gosto de sentir que realmente conheci o sítio e absorvi a sua cultura e verdadeira essência, por isso, prefiro viajar mais devagar e passar mais tempo nos sítios.

Obrigaram-me a fazer a conta aos países que já visitei para responder e foram 38 (Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Camboja, Colômbia, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos da América, Filipinas, França, Gibraltar, Grécia, Holanda, Hungria, Indonésia, Inglaterra, Irlanda, Irlanda do Norte, Itália, Luxemburgo, Malásia, Marrocos, México, Mônaco, Myanmar, Polônia, Portugal, República Checa, Singapura, Sri Lanka, Suíça, Tailândia, Tunísia, Vaticano, Vietname).

Ainda tenho muito Mundo para conhecer.

4. Viagens mais marcantes e porquê?

A que de longe mais me marcou foi a viagem de seis meses pelo Sudeste Asiático que fiz em 2019. Era uma viagem que queria muito fazer e a vontade era tanta que interrompi os meus estudos para isso (congelei a matrícula no terceiro ano da faculdade) e depois de regressar da viagem retomei os estudos. Não foi uma viagem onde fui à procura de me encontrar, perceber o que queria para o meu futuro... fui porque tenho esta enorme vontade de conhecer e experienciar mais do Mundo.

Foi uma viagem marcante não só pela duração como pelo destino. Apesar de já ter estado noutros continentes antes desta viagem e ter visitado países com culturas diferentes como Marrocos, nada se aproximou do que vivi no continente asiático. Sinto que não foi apenas ver novas culturas, eu experienciei e vivi-as na primeira pessoa, tive em contacto com os locais (inclusive fiz couchsurfing), desafiei-me inúmeras vezes porque viajar é também sair da nossa zona de conforto. Nem todos os momentos foram ouro sobe azul, houve desilusões, momentos em que só me apetecia voltar para casa, dormi em sítios onde não me senti de todo confortável, foram dezenas os banhos de água fria... mas a sensação de superar esses obstáculos e seguir viagem, não só faz com que a saboreemos de outra forma, como a darmos mais valor ao que temos em casa (mas sem perder a vontade de voltar a sair a correr pelo mundo).

E, claro, a companhia da viagem foi uma das partes chaves para que tenha sido tão marcante. Fui com o meu namorado e juntos nestes seis meses visitamos as Filipinas, Tailândia, Camboja, Singapura, Indonésia, Vietname, Myanmar, Malásia e Sri Lanka. De todos estes países, Filipinas foi o que mais nos surpreendeu e continua a ser o nosso país preferido pelas paisagens espetaculares, a cor do mar e pela simpatia das pessoas.

Este Passaporte Português já passou por mais de 35 países e quer inspirá-lo a viajar
Mariana Guerra

5. Destino que quer regressar e porquê?

Filipinas! Dizem que não devemos regressar onde fomos felizes mas eu não concordo. Claro que por ser o país que mais me deslumbrou com as suas paisagens, as expetativas estão altas, mas acho que é quase impossível não se gostar desta viagem. Adorava regressar a algumas das ilhas onde estive (Siargao, Coron, Siquijor...) mas também conhecer novas ilhas. São mais de 7000, por isso, o difícil é mesmo escolher.

6. Próximos destinos e expectativas. Tendo em conta a atual conjuntura (guerra e COVID-19), como acha que vão ser as próximas viagens?

Felizmente, já não há praticamente nenhum país com restrições de COVID-19 (pelo menos para quem está vacinado) que nos impeçam de viajar.

Já tenho algumas viagens marcadas para depois do verão e uma delas será para um país onde nunca estive e quero muito conhecer. Tenho a certeza que vai ser uma ótima viagem e vão poder acompanhar e viajar um pouco comigo através da minha página de Instagram.

Este Passaporte Português já passou por mais de 35 países e quer inspirá-lo a viajar
Mariana Guerra

7. Dica de viagem mais valiosa que pode dar

Verem os meus vídeos com dicas e roteiros de viagem no Youtube (ahah). Como eu gosto de aproveitar ao máximo cada destino, acho que um bom PLANEAMENTO é fundamental para tirar o máximo proveito da viagem. Sempre que possível, faço este planeamento com alguma antecedência, principalmente, lendo blogs e vendo vídeos no Youtube. Como é um trabalho demorado e sei que nem toda a gente gosta de o fazer, eu tento condensar todas essas dicas nos meus vídeos para poupar tempo a quem faça a mesma viagem.

E a melhor dica é simplesmente IR! Não ter medo, não adiar e aproveitar a oportunidade de ver paisagens e culturas diferentes, ter novas experiências, conhecer novas pessoas e provar novas gastronomias.

8. Lugar preferido em Portugal

Temos a sorte de ter um país com um bocadinho de tudo: praia, montanha, cascatas, cidades. Não é fácil eleger o meu sítio preferido, mas as nossas ilhas são incríveis! Tendo de escolher a preferida, inclino-me mais para a Madeira (sou uma pessoa de sol e a meteorologia nos Açores é muito incerta). As paisagens, as levadas, as praias, as piscinas naturais... é a nossa pérola do Atlântico.

Percorra a fotogaleria para se inspirar em algumas das viagens de Mariana Guerra. Siga, no Instagram, o @passaporte_portugues da nossa Viajante do Mês de junho.

Se querem fazer parte da comunidade SAPO Viagens no Instagram, partilhem as vossas fotos com a hashtag #sapoviagens.