Conheça os vários Santos que são celebrados todos os anos ao redor do mundo, e que podem ser uma oportunidade para ter uma experiência de viagem diferente.

São Valentim

O amor está no ar - e no calendário! O Dia dos Namorados, que é comemorado em todo o mundo e geralmente acontece a 14 de fevereiro, é uma celebração do amor. Este dia famoso é geralmente associado a cartões românticos, rosas vermelhas, chocolates e até presentes de luxo.

No entanto, o Dia dos Namorados tem muitas tradições alternativas ao redor do mundo. Por exemplo, argentinos gulosos estenderam as celebrações à “semana da doçura”, que ocorre em julho e, durante esse período, os amantes trocam chocolates e doces.

Em Espanha, o dia icónico do amor cai todos os anos no dia 9 de outubro, chamado St. Dionysius, e os homens têm a tarefa de presentear (e talvez até fazer) a sua cara-metade com uma estatueta de maçapão.

Na África do Sul, artes e ofícios simples poderiam ter o poder de unir pessoas, pois as mulheres colocam o nome do seu admirador secreto num coração amoroso e usam-no na manga.

dia dos namorados
créditos: Pixabay

São Patrício

Acreditaria que a pequena ilha da Irlanda é a origem de uma das festividades anuais mais célebres do mundo, o Dia de São Patrício? Esta celebração global da cultura irlandesa acontece no dia 17 de março e é um dia cheio de festas, desfiles, comida típica, música ao vivo, dança e, claro, muita e muita cerveja Guinness!

Além das festividades em Dublin, Chicago (EUA) é famosa por "pintar" o rio de verde em comemoração à data, enquanto os viajantes na Austrália podem assistir ao espetáculo de fogos de artifício em Sydney, ou para os que estão em Tóquio durante este período, não podem perder os desfiles de dois dias, carinhosamente chamados de "Eu amo o festival da Irlanda".

são patricio
créditos: Booking.com

São Jorge

Embora amplamente comemorado como santo padroeiro de Inglaterra e seja visto como o dia nacional de Inglaterra (23 de abril), St. George (São Jorge) não nasceu no Reino Unido. De facto, acredita-se que ele tenha nascido na Capadócia (o que é hoje a Turquia moderna). A Capadócia também é um dos destinos mais pitorescos do mundo, cheio de história com as suas famosas cidades subterrâneas e os seus cones vulcânicos.

Para uma experiência inesquecível neste dia de São Jorge, visite o seu local de nascimento para aprender sobre a sua herança, onde se juntou ao exército romano, tornando-se um oficial de alto escalão. Nos últimos anos, turistas do mundo inteiro viajam até à Capadócia para desfrutar de um passeio de balão de ar quente pela paisagem espetacular, tornando-o num destino muito "instagramável".

St. Martin

St. Martin é um dia popular, comemorado principalmente por crianças na Alemanha, onde participam de uma procissão de lanternas mágicas em vilas e cidades de todo o país. As crianças passam horas a preparar as suas lanternas de papel na escola ou no jardim de infância, e depois reúnem-se nas ruas para cantar músicas sobre St. Martin - que celebra modéstia e altruísmo.

A tradição acontece todos os anos na noite de 11 de novembro. Munique é um ótimo destino para descobrir como os habitantes locais homenageiam St. Martin, pois as ruas são iluminadas com lanternas coloridas. Após a pitoresca procissão, os restaurantes são inundados com visitantes para saborear um jantar tradicional de ganso, por isso é recomendável reservar com antecedência.

munique
Munique créditos: Booking.com

St. Andrew

Este dia de St. Andrew comemora o dia nacional da Escócia na sua capital, Edimburgo. No dia de St. Andrew, que é comemorado a 30 de novembro, a cidade escocesa está repleta de eventos de narração de histórias e música tradicional, com mercados gastronómicos e bebidas ao longo das ruas. Também é um ótimo destino para compras, pois as celebrações no final de novembro ajuda a dar início às festividades de Natal.

São Nicolau

Se já está a aguardar ansiosamente pelas festividades do Natal de 2020, planeie com antecedência a celebração do Dia de São Nicolau, que acontece todos os anos no dia 6 de dezembro em muitos países europeus.

Na Alemanha, as meias são trocadas por botas velhas e as crianças colocam-nas na porta da frente ou na lareira, na esperança de quando acordarem vê-las cheias de presentes.

Enquanto isso, na Finlândia, muitas vezes após o banquete, os habitantes locais vão até à sauna, que é uma tradição única de Natal e está associada à pureza para celebrar a vida.

Noutras partes do mundo, em vários outros países, como França, Holanda e Suécia, as alegres festividades acontecem na véspera do dia de São Nicolau, e os entes queridos reúnem-se para saborear uma deliciosa refeição.

sao nicolau
créditos: Booking.com

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.