De acordo com o zodíaco chinês, 2020 é o ano do rato, que se diz trazer fortuna, amor e novas oportunidades. Tradicionalmente, as festividades começam no dia 17 de janeiro e terminam no dia 8 de fevereiro, sendo que o Ano Novo Chinês propriamente dito acontece no sábado, 25 de janeiro de 2020.

Durante três semanas, a celebração é dividida em três partes: o ano pequeno (que é um tempo de preparação), a festa da Primavera (25 de janeiro a 4 de fevereiro) e a icónica festa das lanternas (8 de fevereiro).

Saiba como se celebra o Ano Novo chinês em alguns destinos pelo mundo.

1. Liverpool, Reino Unido

Localizado a sul do centro da cidade, encontra a Chinatown de Liverpool através de um icónico arco cerimonial, que é, de facto, o arco mais alto de qualquer Chinatown fora da China continental e um presente da cidade de Xangai. Explore as ruas iluminadas de Chinatown, Boldstreet e Liverpool ONE, e desfrute das milhares de lanternas chinesas durante as celebrações.

Liverpool Chinatown
créditos: Booking.com

2. Banguecoque, Tailândia

Aventure-se na Yaowarat Road para se divertir com a mistura única da cultura tailandesa e chinesa no coração da própria Chinatown de Banguecoque. Entre os muitos templos dourados da região, o Wat Traimit é um ponto obrigatório, pois oferece a maior estátua de Buda dourada do mundo.

Um epicentro do caos organizado, o Sampeng Lane Market é o local ideal para bugigangas acessíveis e comida de rua exótica, e foi, de facto, a rua principal original da Chinatown de Banguecoque.

As principais celebrações do Ano Novo Chinês decorrem na Yaowarat Road no sábado, 25 de janeiro de 2020, para testemunhar os espetaculares desfiles de dragões. Depois, pode acender uma vela no Santuário Kuan Yim e no Templo das Flores do Dragão.

Banguecoque Chinatown
créditos: Booking.com

3. Yokohama, Japão

A maior do Japão, a Chinatown de Yokohama tem uma história que data de há mais de 160 anos. Os viajantes que exploram Yokohama podem passear pelas ruas estreitas e coloridas, provando pãezinhos e tigelas de ramen a vapor. Depois de se deliciarem com a cozinha chinesa, devem dirigir-se ao popular Kanteibyo, um templo colorido e impressionante no centro da Chinatown.

Além do Ano Novo Chinês em janeiro, Yokohama também ostenta um festival de primavera de 15 dias que apresenta a famosa Dança do Leão e um desfile.

Yokohama Chinatown
Yokohama Chinatown créditos: Booking.com

4. São Francisco, EUA

A animada Chinatown de São Francisco é uma das mais antigas dos EUA e possui uma variedade de restaurantes, casas de chá, bares de karaoke, galerias, lojas, um mercado de dois andares e o icónico Dragon's Gate. No sábado, 8 de fevereiro de 2020, decorre o Grand Parade, que inclui um dragão dourado com 8 metros de comprimento, carros alegóricos, dançarinos e música. Este é um dos maiores desfiles de Ano Novo chinês do mundo.

São Francisco Chinatown
créditos: Booking.com

5. Melbourne, Austrália

É no Distrito Central de Negócios de Melbourne onde se encontra a animada Chinatown da cidade, e onde o festival de Ano Novo Chinês da cidade tem sido celebrado nos últimos 160 anos. O Museu Chinês é uma oportunidade para conhecer um pouco da história e herança do país, e os restaurantes oferecem gastronomia típica. No domingo, 2 de fevereiro de 2020, decorre a Dai Loong Big Dragon Parade.

Melbourne Chinatown
créditos: Booking.com

6. Montreal, Canadá

A Chinatown de Montreal encontra-se na rua De la Gauchetière, aninhada entre o centro de Montreal e a velha Montreal. Embora esta Chinatown em forma de L possa ser uma das menores Chinatowns do mundo, atrai os moradores locais e visitantes. É também aqui que encontra o carrinho de doces com barba de dragão, o único lugar para experimentar este bizarro doce na América do Norte.

A Gala do Ano Novo Chinês acontece no sábado, 18 de janeiro de 2020 no Théâtre Maisonneuve onde haverá muita dança, canto e acrobacias.

Montreal, Canadá
créditos: Booking.com

Para usufruir do Ano Novo chinês, deixamos algumas tradições para comemorar em pleno:

- Não devem ser pronunciadas palavras negativas

- Evite partir algo feito em cerâmica ou vidro

- Resista à limpeza ou varrer, pois é sinal de afastar a boa sorte

- Evite o uso de tesouras

- Evite usar cores que dão má sorte, como o preto

- Evite lavar a roupa durante as festividades, pois segundo a tradição afasta a boa sorte.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.