Mas como sabemos que estamos num lugar assombrado ou o que torna um lugar mais assustador do que outro? São vários os fatores desde o ambiente, envolvência, decoração aos mitos e lendas relacionados com os lugares. 

Hoje, partilhamos nove histórias arrepiantes de 9 lugares, considerados pela Musement como os mais assombrados da Europa. 

1. Os fantasmas "reais" da Torre de Londres (Inglaterra)

Ao lado do Tâmisa fica localizado um dos lugares mais famosos da Inglaterra: a Torre de Londres.

Guillermo I iniciou a construção de um edifício que durante os anos já foi prisão, residência real, arsenal e câmara do tesouro das joias da coroa.

A Torre de Londres guarda muitas histórias e, por isso, não é de surpreender que seja um lugar cheio de fantasmas, embora se um espírito deva ser destacado acima dos outros, é o de Ana Bolena. A segunda esposa de Henrique VIII foi decapitada na Torre de Londres. Desde então, reza a lenda, que o seu fantasma (sem cabeça) ainda vaga por aqui.

Outros fantasmas ilustres que já foram vistos são o rei Henrique VI, que foi esfaqueado na capela da torre Wakefield; o príncipe Eduardo V e o irmão, o duque de York, filhos de Eduardo IV que foram trancados na torre pelo tio Ricardo III e que acabaram por desaparecer sem deixar vestígios.

2. O gaiteiro solitário do Castelo de Edimburgo (Escócia)

Esta fortaleza localizada no centro da cidade, esconde vários fantasmas. O mais famoso de todos é, sem dúvida, o espectro do gaiteiro solitário, «The lone piper».

Diz a lenda que há vários séculos, depois de descobrir uma rede secreta de túneis sob o castelo, as autoridades locais ordenaram que entrasse nos túneis para ver até onde iam.

Uma vez lá dentro, nunca mais saiu. Dizem que a sua alma ainda está presa no subsolo e há quem afirme ouvir o som da sua gaita de foles como um lamento.

3. Criaturas da noite do Castelo de Bran (Roménia)

Embora Vlad Tepes, personagem em que Bram Stoker se baseou para criar Drácula, nunca tenha morado neste castelo, a sua semelhança com o descrito no romance é tal que ganhou o apelido de "Castelo do Drácula".

Com vampiros ou não, a verdade é que a fortaleza é um verdadeiro íman para os amantes de fortes emoções e, de facto, no quarto andar, os mais corajosos podem enfrentar as criaturas mais populares da noite na mitologia romena, incluindo fantasmas e lobisomens.

4. O fantasma de Maria Antonieta no Palácio de Versalhes (França)

Um dos palácios mais importantes do mundo também abriga fantasmas, especificamente, o de Maria Antonieta e a sua corte.

Aparentemente, depois de ser guilhotinada na Praça de Concórdia, o espírito da rainha mudou-se para o Petit Trianon, um palácio construído dentro de Versalhes onde Maria Antonieta viveu durante muitos anos.

Alguns visitantes afirmam tê-la visto, assim como outros personagens, como uma jovem que desenha. Esta atividade paranormal geralmente é acompanhada por sons assustadores, luzes e flashes que aparecem e desaparecem.

5. Os ratos mutantes do Palácio Nacional de Mafra (Portugal)

Este espetacular conjunto arquitetónico, composto por palácio, convento e basílica, é o monumento barroco mais importante de Portugal. Como diversas antigas estruturas também está rodeado de mitos, lendas e é claro... fantasmas.

Neste caso, seriam os espíritos dos trabalhadores que perderam a vida durante a sua construção. Mas, sem dúvida, a lenda urbana mais curiosa é a que se refere à presença de enormes ratos mutantes nos túneis do palácio.

6. O fantasma do Robin Hood esloveno no Castelo de Predjama (Eslovénia)

Um dos habitantes mais famosos do maior castelo-caverna do mundo foi Erasmo de Predjama. Um famoso cavaleiro que resistiu por um ano ao cerco das tropas do império austríaco.

O castelo fica localizado numa rocha com mais de 120 metros de altura o que o tornava inexpugnável e, graças à rede de galerias atrás da fortaleza, Erasmus podia fugir para obter suprimentos.

Na verdade, o exército só conseguiu derrotá-lo porque um empregado do próprio Erasmus traiu-o. Desde então, dizem que o seu fantasma assombra o castelo à procura de vingança.

7. O espírito de uma imperatriz da França no Palácio de Liria (Espanha)

O Palácio Liria, residência dos Duques de Alba, é uma das casas particulares mais extraordinárias da capital espanhola. A sua coleção de arte possuí obras de artistas do porte de El Greco e Goya, é um verdadeiro ímã para os amantes da pintura.

O que muitos dos visitantes que aqui chegam podem não saber é que, supostamente, vaga pelos corredores o fantasma da Imperatriz Eugénia de Montijo, esposa de Napoleão III, que morreu no palácio aos 94 anos devido a um ataque de uremia.

8. Um fantasma com sede de vingança no Palazzo Vecchio (Itália)

Localizado na Piazza della Signoria, o Palazzo Vecchio é um dos principais marcos de Florença.

Além de abrigar os escritórios da Câmara Municipal, na antiga residência da família Médici, é também possível admirar obras de incalculável valor artístico. Mas, além disso, parece que desde 1441, o palácio tem um convidado de honra: o fantasma de Baldaccio d'Anghiari.

Nesse mesmo ano, este bravo guerreiro, vítima de uma traição, foi assassinado numa das salas do palácio.

Depois de jogar o seu corpo pela janela, o cadáver foi decapitado na Praça da Signoria e, desde então, o seu espírito assombra os salões do Palazzo Vecchio esperando que a justiça seja feita.

9. O Espectro do Conde Floris V no Castelo Muiderslot (Holanda)

A uma curta distância de Amsterdão, encontra-se Muiderslot, um castelo que parece saído de um conto de fadas. Mas como qualquer castelo que se preze, esta fortaleza medieval também tem o seu lado sombrio.

Reza a lenda que o fantasma do Conde Floris V, que ordenou a construção de Muiderslot no final do século XIII, ainda assombra o castelo.

Aparentemente, durante uma caçada, os seus supostos amigos capturaram-no e aprisionaram-no no seu próprio castelo, acabando posteriormente com a sua vida nas proximidades do mesmo.

Os mais corajosos podem descobrir o lado mais macabro do castelo durante os passeios noturnos que acontecem no fim de semana do Halloween.