As Bandeiras Azuis são concedidas durante um período, normalmente de 1 junho a 15 de setembro, e são retiradas ao término dessa época. De forma a assegurar que os locais continuem a cumprir os critérios no ano seguinte voltam a ser avaliados. Até à data, 5038 praias, marinas e embarcações em 51 países foram certificadas. Na fotogaleria abaixo, apresentamos os 10 países com mais praias com Bandeira Azul no mundo, sendo que todas estão na Europa e Portugal está na lista.

O que é a Bandeira Azul?

A Bandeira Azul é um prémio administrado pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE), com sede em Copenhaga, Dinamarca. Trata-se de um programa internacional e um dos mais respeitados quando se trata de certificação voluntária para praias, marinas e embarcações turísticas.

A Bandeira Azul é concedida a locais que atendem a rigorosos critérios de qualidade da água, educação ambiental, segurança e acessibilidade, garantindo não só beleza natural, mas também um compromisso com a sustentabilidade e excelentes comodidades.

Como é concedida a Bandeira Azul?

A concessão da Bandeira Azul começa com a solicitação do município do país interessado, que envia a candidatura ao Operador Nacional. O Júri Nacional avalia a candidatura para certificar a conformidade com os critérios estabelecidos e aprova ou rejeita a solicitação a nível nacional.

As candidaturas aprovadas são depois encaminhadas ao Júri Internacional, que realiza uma avaliação final. Este júri inclui membros da FEE, UNESCO, Rede Europeia de Turismo Acessível (ENAT), Organização Mundial do Turismo (OMT), União Europeia para a Conservação Costeira (EUCC) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).