Gostamos tanto deste país que queremos partilhar convosco o que mais nos atraiu na Malásia. Antes de mais, devemos dizer-vos como fomos lá parar. Nesta viagem, queríamos percorrer o máximo de caminho que nos fosse possível por terra, evitando voos e vendo mais de cada país. E é assim que, como consequência, entre a Tailândia e a Indonésia, surge a Malásia: um destino do qual pouco conhecíamos e que pouca expectativa nos suscitava.

No entanto, não demorou muito até ficarmos apaixonados por este país. A sua diversidade cultural é exacerbante. Ali misturam-se muçulmanos, budistas, cristãos, hindus, taoistas e outras culturas que coabitam lado a lado de forma natural e pacífica.

Para além da rica mistura cultural, este país apresentou-se também como um destino recheado de paisagens belíssimas cobertas de natureza, praias paradisíacas e cidades cheias de vida.

O que ver e fazer na Malásia?

Praias e ilhas paradisíacas

Na Malásia peninsular existem pequenas ilhas de praias fantásticas tanto na costa oeste, por exemplo em Langkawi, como as ilhas Perhentian e Tioman na costa este. E já te imaginaste a mergulhar com as tartarugas e as mantas na ilha de Mabul?

Natureza deslumbrante

Os Cameron Highlands são paragem obrigatória para relaxar na natureza e visitar as extensas plantações de chá. Já para uma aventura na selva, o melhor é ir até ao Parque Nacional Taman Negara, no centro do país.

Tudo isto na Malásia peninsular, pois na Malásia insular há muito mais a descobrir - sim, este país é dividido em dois territórios, sendo um a parte continental que faz fronteira com a Tailândia a norte e Singapura a sul e o outro parte de uma ilha chamada Bornéu.

O que mais nos surpreendeu na Ilha do Bornéu foi o contacto com a natureza e a biodiversidade: ver os orangotangos em Sepilok, navegar no Rio Kinabatangan à procura de crocodilos, macacos e aves de todas as espécies e observar o topo do monte Kinabalu que atinge as nuvens mais altas.

Orangotango no Bornéu
Orangotango no Bornéu créditos: Mais pra Lá

Monte Kinabalu
Monte Kinabalu créditos: Mais pra Lá

Cidades cheias de vida

Para os amantes de cidades e vida urbana há também opções. George Town na ilha de Penang, uma cidade mais pequena mas onde se pode verificar a tal mescla cultural de que falamos anteriormente, onde em poucos metros se pode encontrar uma mesquita, um templo hindu ou chinês, ir almoçar com as mãos uma refeição indiana e jantar com pauzinhos uma sopa de noodles chineses. E, pelo meio, ir à procura dos famosos desenhos de Street Art que dão ainda mais cor a esta cidade.

Templo chinês em George Town
Templo chinês em George Town créditos: Mais pra Lá
Little India em George Town
Little India em George Town créditos: Mais pra Lá
Mesquita em George Town
Mesquita em George Town créditos: Mais pra Lá

E claro, a capital Kuala Lumpur. Uma metrópole gigante com arranha-céus e um ritmo acelerado característico das grandes cidades. Ou ainda Malaca, um dos atuais estados da Malásia que foi um dia uma colónia portuguesa durante 130 anos (nos séculos XVI e XVII).

Kuala Lumpur
Kuala Lumpur créditos: Mais pra Lá

Estes são apenas alguns dos motivos para visitar este país incrível! Para nós foi uma surpresa e de certeza que vai deixar de boca aberta qualquer um que o visite.

Se quiseres saber mais sobre a nossa passagem pela Malásia podes encontrar as nossas histórias aqui e não deixes de seguir as nossas aventuras no Facebook ou Instagram.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.