Acredita-se que Derinkuyu remonta ao século VII a. C. e que foi construída para proteger os seus habitantes de guerras e perseguições religiosas. Estava equipada com um poço que garantia água potável a todos os seus cidadãos, bem como com um engenhoso sistema de ventilação que mantinha (e continua a manter) o nível de oxigénio igual, independentemente da profundidade a que se esteja. Tem mais de 85 metros de profundidade, vários níveis e é composta por um intrincado labirinto de túneis e cavernas.

A cidade tinha igualmente grandes portas de pedra para defender a população de invasores e possuía uma infinidade de salas usadas como cozinhas, quartos e armazéns. 

Pensa-se que chegou a albergar 20 mil pessoas e que era totalmente autónoma do mundo exterior já que as suas infraestruturas contavam com uma escola, uma igreja e uma adega para preparação de vinho e azeite. Também se encontraram provas de que a cidade subterrânea possuía estábulos onde se guardava o  gado, não faltando por isso carne e leite para alimentar a população.

Esquecida durante séculos, Derinkuyu foi redescoberta por acaso quando um habitante da região de Nevsehir, durante umas  obras na sua casa, expôs uma passagem misteriosa que conduziu ao incrível achado arqueológico.

Ainda não se sabe ao certo que civilização construiu Derinkuyu, mas acredita-se que tenha sido construída pelos frígios e depois ampliada e usada por civilizações posteriores, como os bizantinos e os seljúcidas. 

Embora até ao momento tenham sido escavados e explorados cerca de 20 níveis subterrâneos, apenas oito podem ser visitados. 

Derinkuyu é um lugar extraordinário e uma das atrações turísticas mais visitadas da Capadócia.

Como visitar 

A cidade subterrânea de Derinkuyu está localizada a cerca de 40 quilómetros de Goreme, na Capadócia e é  acessível de carro, autocarro ou excursão organizada. 

Optar por ir  numa excursão, ainda que possa ser um pouco mais caro, é a forma mais simples de visitar a cidade, já que o transporte público por vezes é demorado e, saindo de Goreme, implica uma mudança de autocarro na cidade de Nevsehir para Derinkuyu.

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e minha página de Instagram