Nos últimos anos, Malta tem estado na lista dos destinos preferidos dos portugueses - e promete continuar a atrair os turistas. As praias, o bom tempo, a cultura, os monumentos e a vida noturna são os ingredientes perfeitos para uns dias de férias em família ou com os amigos.

Na minha primeira visita a Malta, não tive muito tempo livre para descobrir os cantos e recantos do arquipélago - viajei para o Isle of MTV Malta, o maior festival gratuito da Europa (podem saber mais aqui) -, mas consegui visitar alguns locais onde quero voltar com mais tempo e calma - não sigo a 'regra' do Rui Veloso e do Carlos Tê ("nunca volte ao lugar onde já foste feliz").

Malta em 30 segundos. Veja o vídeo:

O hotel

Nos três dias que estive em Malta fiquei no The Embassy Valetta Hotel - segundo o Booking, uma noite para duas pessoas ronda os 280 euros. O serviço justifica o valor e as fotografias no Instagram e site do hotel não enganam.

Com quartos espaçosos e uma decoração moderna e sofisticada, o hotel destaca-se pelo rooftop. No sétimo e último piso, poderá encontrar uma piscina com umas das melhores vistas para o centro da cidade. Além de poder refrescar-se no topo do The Embassy Valetta durante o dia, também pode tomar o pequeno almoço e aproveitar a vista para Igreja Carmelita e para o Mar Mediterrâneo.

O hotel localiza-se no centro da capital de Malta, onde pode encontrar mais de 320 monumentos em cerca de 55 hectares - saiba mais aqui.

Onde almoçar e jantar?

The Terrace Rampila

The Terrace Rampila

Para um jantar prolongado, o The Terrace Rampila é uma das melhores opções. Localizado nos baluartes históricos de Valletta, o restaurante conta com um terraço com uma vista única, mas o seu interior também é surpreendente - as salas de refeição são túneis do século XVI.

O menu incluiu pratos de carne e peixe. Para entradas pode optar, por exemplo, por Surf & Turf, Beef Carpaccio ou Crab & Lobster Ravioli. Risotto Caprese, Meagre Fillets e Veal Sirloin fazem parte da carta de pratos principais - veja aqui o menu completo.

D’Office Bistro

D’Office Bistro

Com preços que vão dos 10 aos 30 euros por pessoa, o D’Office Bistro está localizado no centro da capital e é ideal para um almoço.

Saladas, peixe fresco e sobremesas locais são os destaques do menu do restaurante.

Gino's

Está em Malta e apetece-lhe um hamburguer básico, batatas fritas e um refrigerante? O Gino's é a melhor opção e vai ficar apaixonado pela vista. O pequeno bar/ restaurante familiar está localizado a poucos passos do mar, entre pequenas casas brancas. É um pequeno paraíso que vale a pena descobrir.

Veja um vídeo do 'recanto' do Gino's:

Locais que tem de visitar

Apesar de ter passado pouco tempo na capital de Malta, consegui conhecer as principais ruas e anotar alguns locais para visitar numa próxima oportunidade. Valletta é uma cidade perfeita para descobrir a pé e as ruas ruas são, por si só, belos monumentos.

O Palácio do Grão-Mestre, Upper e Lower Barrakka Gardens, Rua da República e Rua do Comércio, a Casa Rocca Piccola ou Teatru Manoel são alguns dos locais que têm de estar na sua lista.

Vamos sair à noite?

O espaço Gianpula Village é um dos locais mais populares de Matla e foi a 'casa' de várias festas do festival Isle of MTV. Considerado a maior discoteca / bar, o estabelecimento nasceu em 1980 e recebe cerca de 200 eventos por ano.

Mas o Gianpula Village é muito mais do que uma discoteca: são 11 espaços diferentes dentro do mesmo espaço - The Club House (indoor), Main Room, Marrakech Club (outdoor), Club Phoenix (outdoor), The Vault (indoor), Groove Gardens (outdoor), Gianpula Fields (espaço de festas), The Temple (indoor), Block 11 (bar/ restaurante), The Rooftop (outdoor) e Penthouse (lounges & outdoor).

A área Marrakech Club é a que desperta mais curiosidade aos visitantes.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.