Diz-nos o capitão do navio, na abertura da conferência de imprensa, que "Istambul é conhecida como a porta de entrada do Oriente". Assim, que melhor lugar para começar a explorar esta região? A partir de Istambul entramos no mundo oriental com o ocidente a servir de pano de fundo.

Depois, recuamos no tempo até à Idade Média e recordamo-nos de que, nesta época, a cidade italiana de Veneza — conhecida pelos seus canais, gôndolas e atmosfera romântica —,  era um importante centro de intercâmbio comercial e cultural com o Oriente. Então, nada melhor do que embarcar nesta aventura pelo mediterrâneo oriental a partir de Istambul e a bordo do Costa Venezia que, até ao dia 13 de novembro, leva-nos a descobrir a Turquia e a Grécia. A seguir a esta data, e ao longo de toda a estação fria, o itinerário também vai incluir o Egito, Israel e o Chipre.

Deste modo, em pleno Galaport, o novo terminal de cruzeiros de Istambul, entramos num mundo veneziano que nos vai dar a conhecer cidades ricas em história, sítios arqueológicos interessantes, Património Mundial da UNESCO e mares de águas cristalinas.

Percorra a fotogaleria para conhecer o Costa Venezia:

Já a navegar por águas turcas rumo à Grécia, o Costa Venezia oferece, até dia 13 de novembro deste ano, dois itinerários de uma semana dedicados a estes dois destinos, alternados entre si, e que podem ser combinados num único "super tour" de 15 dias e com oitos escalas de mais de 10 horas. Encontre mais informação aqui.

Por onde vai passar o Costa Venezia?

O primeiro itinerário inclui uma escala de dois dias e uma noite em Istambul, as cidades turcas Izmir e Bodrum, a ilha grega Mykonos e a capital grega, Atenas.

Já o segundo itinerário abrange duas escalas de dois dias e uma noite em Istambul e Kusadasi, na Turquia, antes de partir para descobrir Rodes e Heraklion, na Grécia.

No inverno, o Costa Venezia propõe um terceiro itinerário, de 12 dias, na Turquia, Egipto, Israel e Chipre, que permitirá visitar Istambul, com uma escala de dois dias e uma noite, Bodrum, Limassol, Haifa, novamente com uma ligação de dois dias e uma noite, Alexandria e Kusadasi.

Os itinerários, que incluem "voo + cruzeiro" a partir de Istambul, são uma novidade no mundo das viagens organizadas. Para Mario Zanetti, presidente da Costa Cruzeiros, a "Turquia tem um grande potencial para cruzeiros" e Istambul tem o que é preciso para se criar um itinerário: é "uma das mais belas cidades do mundo", possui "um dos maiores e melhores portos do mundo" — o  Galaport — e está à distância de algumas horas de voo a partir de diferentes cidades europeias.

Os novos itinerários são complementados por excursões, pensadas para explorar lugares escondidos e pouco visitados, e desfrutar das tradições, sabores e cores mais autênticas. O programa permite, por exemplo, realizar um cruzeiro no rio Bósforo, entre os dois continentes; dormir nas típicas casas escavadas na rocha nas paisagens lunares da Capadócia ou relaxar nas piscinas naturais de Pamukkale, assim como passear pelos vinhedos de Kusadasi com um enólogo, descobrir os segredos da Acrópole de Atenas ou reviver o mito de Minos no Palácio de Knossos em Creta.

Consciência ambiental

A sustentabilidade é uma prioridade para a Costa Cruzeiros e o trabalho nesta área fez com que o Costa Venezia fosse reconhecido  pelo RINA (organismo certificador internacional) com o Green Star 3, uma pontuação voluntária que inclui todos os principais aspetos relacionados com o impacto ambiental de um navio, para cada um dos quais oferece a máxima proteção e requisitos de prevenção (resíduos, águas cinzas, águas negras, óleo de máquinas, CO2, ozono, gases de efeito de estufa, material particulado, óxidos de enxofre, nitrogénio, água de lastro). A certificação, além de premiar o cumprimento de uma série de padrões de sustentabilidade ambiental, reconhece as soluções de projeto e procedimentos operacionais implementados voluntariamente, tanto durante a construção como na navegação, visando superar o desempenho de proteção ambiental exigido pelas normas internacionais.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.