As casas de botões, que se destacam na arquitetura de Antália, são um dos exemplos mais sustentáveis da arquitetura da Turquia que se podem encontrar . Estas 300 casas, que se mantêm intactas como reflexo da cultura milenar da região, têm uma textura única com um sistema misto, formado pela combinação de um sistema de trama de madeira e paredes de alvenaria. Situadas na localidade de Ormana, a característica mais importante é que foram construídas com pedra que preencheu o esqueleto formado pelo entrelaçar da madeira obtida dos cedros e com o alcatrão da região, sem usar argamassa ou cimento.

As estruturas são conhecidas como casas de botões, já que as partes visíveis da estrutura de madeira assemelham-se a este objeto. Para além disso, são sensíveis ao clima: as casas têm paredes muito grossas, o que garante que o interior se mantenha quente no inverno e fresco no verão. Únicas da Anatólia, têm dois andares, reservando-se o de baixo para armazenar grão ou feno em função das necessidades agrícolas e do gado.

Hoje em dia, algumas destas casas foram restauradas como hotéis boutique. Durante uma visita à localidade de Ormana, pode ficar num destes hotéis autênticos para absorver o espírito da região e experimentar este estilo de vida local único.

Das
Casa de Botão. créditos: DR

Experiências ecológicas

Para além das casas de botões, a localidade de Ormana é um ponto de interesse devido à beleza natural e histórica. Conta com um grande número de atividades amigas do meio ambiente, como o turismo botânico, a observação da vida silvestre e os safaris fotográficos, e outras como o trekking, caminhadas e a espeleologia, que também permitem um turismo com uma pegada de carbono mínima. Em setembro, Ormana organiza o festival anual da vindima para celebrar as uvas çavuş (comuns) da localidade. Um grande evento para todos os que visitam a localidade em setembro.

Património Cultural e Ecológico

A gruta de Altınbesik e as planícies de Eynif são alguns dos outros tesouros naturais da localidade e dos seus arredores. A gruta de Altınbesik alberga o maior lago subterrâneo da Turquia e o terceiro do mundo, bem como impressionantes formações de travertino, estalactites e estalagmites. O Parque Nacional da Gruta de Altınbesik, o primeiro e único parque nacional de grutas da Turquia, é conhecido pela sua topografia cárstica e pelos seus frondosos bosques de pinheiros.

Junto a este sítio natural podemos encontrar as planícies de Eynif com 9000 hectares localizadas na rota histórica da Rota da Seda e agora lar de centenas de cavalos salvagens que embelezam a paisagem. Nesta planície encontra-se o Tol Inn (Tol Han) da era selêucida, uma das várias ruínas históricas nos arredores e a Cidade Antiga de Erymna, que data também da época romana. As colunas monolíticas da cidade antiga conservaram-se, tal como as fundações colunadas de um edifício, compostas por grandes pedras, e as ruínas de um teatro.