Interessado em descobrir quais capitais europeias seriam o melhor lar para amantes de livros, TheKnowledgeAcademy.com identificou o número de bibliotecas e livrarias nas capitais usando o API Overpass do Openstreetmap; bem como as despesas do Eurostat em jornais, livros e papelaria para criar uma pontuação final agregada que revela as melhores e piores cidades para os leitores.
Percorra a galeria e descubra as 15 melhores cidades europeias para amantes de livros.
Embora fossem consideradas apenas capitais no estudo, para a Suíça, a sua capital Berna não foi considerada, mas sim Zurique, uma vez que a equipa que fez o estudo considerou que Zurique tem uma área mais densa, mais parecida com uma verdadeira capital.
Assim, a TheKnowledgeAcademy.com elegeu Zurique como o melhor destino para os amantes de livros. A cidade conquistou o primeiro lugar com a pontuação geral mais alta (9,37/10). Com sua pontuação quase perfeita no requisito biblioteca (9,68/10), os viajantes obcecados por livros ficarão felizes em saber que também obteve uma pontuação alta no que diz respeito a livrarias (9,06/10).
Lisboa ficou em 11º lugar no estudo com uma pontuação final de 6,16/10. Apesar das pontuações impressionantes de Lisboa para bibliotecas (8,75/10) e livrarias (7,81/10), uma pontuação baixa de 1,92/10 no que diz respeito às despesas com jornais, livros e papelaria fez com que a cidade descesse no ranking.
No extremo oposto da tabela, estas foram consideradas as piores capitais europeias para amantes de livros.
De todas as cidades analisadas para o estudo, TheKnowledgeAcademy.com concluiu que a pior cidade europeia para os amantes de livros é Skopje, na Macedónia do Norte, que obteve uma pontuação final de 0,31/10, pois registou a mesma pontuação abaixo do esperado para bibliotecas e livrarias (0,31/10).
Comentários