O Myanmar é, sem dúvida, um país totalmente esquecido no que toca a destino paradisíaco de praia, mas não é por não ter o título que o país não deixa de ter praias lindíssimas e paradisíacas. Por esse motivo vou dar a conhecer algumas das melhores praias do Myanmar onde, ao contrário das mais turísticas, encontrar um espaço para estender a toalha não é de todo um problema.

Passei 4 dias a explorar as praias de Dawei, no sul do Myanmar, que não fica muito longe da Tailândia. Até existe uma fronteira com a Tailândia aberta para turistas perto de Dawei. Mas o Myanmar está menos desenvolvido a nível turístico e por isso algumas praias são de difícil acesso. Ou porque a rua é muito íngreme ou muito estreita, muito acidentada ou inexistente. Uma coisa é certa: Dawei pode ter as praias mais bonitas de Myanmar. Elas parecem intocadas e, na maioria das vezes, imensamente vazias.

Estas praias são adequadas a viagens de aventura e não aquele tipo de praia cheia de resorts e turistas. Não irá encontrar isso aqui. Se, no entanto, prefere locais mais calmos, lindos de morrer, inexplorados e onde consiga conhecer a cultura local mais de perto, as praias do Myanmar são a melhor escolha. Aqui estão as que não deve falhar uma visita:

Praia de Maungmagan

Praia de Maungmagan
créditos: While You Stay Home

Esta é a praia mais próxima da cidade de Dawei. É enorme e a mais movimentada da área com inúmeros restaurantes, pousadas por perto e outras actividades como andar de moto quatro.

Praia "sem nome"

Esta é uma praia perto do pagode Hmyawyit que vai e vem com a maré. Não é fácil encontrar algo sobre ela já que nem nome tem. Portanto uma praia só para si é garantida. Com a maré baixa, muitos bancos de areia são revelados e uma bela paisagem pode ser admirada. Um verdadeiro paraíso sem uma alma viva por perto - excpeto caranguejos.

Praia sem nome
créditos: While You Stay Home

Praia de Tizit

A rua para chegar a Tizit é muito íngreme! Pode-se considerar um pouco assustadora até. Quando a estrada acaba, é necessário atravessar uma área de mangais antes de alcançá-la, portanto não existe uma estrada propriamente dita. A praia é linda, com muitos barcos de pesca e birmaneses a secar o peixe. Tem alguns restaurantes e há um pagode no topo com vistas impressionantes.

Praia de Tizit
créditos: While You Stay Home

Praia de San Hlan

Para mim, a praia mais charmosa de Dawei. Não é uma praia para nadar. É uma praia para apreciar a vista maravilhosa e contemplar o estilo de vida birmanês. A praia é ocupada por barcos que descarregam a mercadoria do dia. É linda durante a maré baixa e as vistas ao redor tornam esta praia muito charmosa. Há um local agradável para tomar uma bebida ao final do dia. Esta praia é tão remota e inexplorada que até há documentários que falam sobre estas gentes e o seu modo de vida.

Praia de San Hlan
créditos: While You Stay Home

Praia de Myin Kwa Aw

Esta é a praia mais a sul de Dawei. Levei cerca de 3h de mota para lá chegar. Nada se passa aqui além de uma rua em construção. Tenho certeza de que no futuro ela terá melhor acesso e mais pessoas a visitar. É tão grande e vazia que é estranho lá estar. Parece que estou num deserto com areia super fofa. A areia desta praia cativou-me não só pelos padrões lindos e inalterados desenhados pela maré, mas também porque parecia que estava a andar sob algodão tão fofa que a areia cinzenta era.

Myin Kwa Aw
créditos: While You Stay Home

Praia Aut Kyauk Wap

Outra praia de Dawei que não é a mais adequada para nadar. Mas diria que é ótima para relaxar já que há um restaurante muito agradável com uma excelente atmosfera. Ela é linda vista de cima!

Praia Paradise

Esta é uma das duas praias com bungalows mais a sul da península de Dawei. No entanto, é a que tem pior acesso. Não se pode ir de carro pois só existe um caminho no meio da floresta onde só cabe uma mota de cada vez. Mas existem pessoas dispostas a ajudar a chegar até lá. Observar as estrelas aqui é maravilhoso pois não há qualquer luz que torne a visão das estrelas mais difícil. Até consegui ver estrelas cadentes. Nesta praia pode-se ver plâncton bioluminescente durante todo o ano. Só existe uma opção para cá dormir, os “Paradise beach bungalows” que também oferecem a opção de dormir em tenda.

Praia Paradise
créditos: While You Stay Home

Praia Grandfather

Para mim, esta é a praia mais bonita de Dawei. É extremamente grande e por isso algumas pessoas usam a moto para atravessá-la. Existem alguns restaurantes e lugares para relaxar com ótimo aspeto. A praia é tão grande que vai sentir que é só para si, apesar de lá estarem mais pessoas.

Praia Grandfather
créditos: While You Stay Home

Praia de Sin Htauk

Esta é a outra praia onde é possível dormir, mas também só existe uma oferta. O acesso aos bungalows da praia Sin Htauk é através de uma floresta de mangais onde é preciso caminhar cerca de 30 minutos. Por esse motivo, tem o acesso mais estranho a uma praia que já vi. Os mangais ainda têm alguma água, portanto o caminho é feito a andar na água e ainda se conseguem ver peixinhos. Esta praia nem de mota pode ser alcançada.

Sin Htauk
créditos: While You Stay Home

Estas são praias para quem quer realmente se afastar do mundo stressante que nos rodeia. Não há internet e, consequentemente, só as suas belezas naturais para apreciar. Não há filas, não há confusões, apenas um imenso silêncio e sensação de paz incríveis.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.