Algumas das melhores paisagens deste país latino encontram-se em Tirol do Sul, também conhecido por Trentino-Alto Ádige, uma região autónoma localizada no norte da Itália. A região faz fronteira com a Áustria e, como tal, a língua predominante é o alemão. Esta província era território austro-húngaro antes da Primeira Guerra Mundial tendo sido ocupada por Itália no final da Guerra.

A região oferece inúmeras actividades ao ar livre para desfrutar ao longo do ano. No verão é possível aventurar-se nas montanhas e nos seus extensos caminhos, aprender a cavalgar, explorar os rios, fazer rafting ou mesmo parapente.Durante as estações mais frias os desportos de inverno variam entre o esqui, a patinagem no gelo ou mesmo escalada no gelo.

Os alimentos tradicionais incluem speck (um tipo de carne curada), uma variedade de queijos de alta qualidade, polenta e algumas deliciosas sobremesas caseiras tradicionais, como o strudel de maçã. Assim como no resto da Itália, a comida é parte integrante da cultura da região.

No Tirol do Sul há uma grande preocupação pelo meio ambiente e o governo local subsidia iniciativas verdes. Os turistas são encorajados a usar o eficiente sistema de transporte público, que inclui comboios regionais e linhas de autocarros locais que ligam as várias cidades e aldeias. Existem ainda Bio Hoteis e quintas eco-sustentáveis que também integram o modelo de sustentabilidade.

Há por toda a região pequenas cidades e vilas muito interessantes para explorar. Destacam-se locais como Vipiteno, San Candido e Brunico. As casas alinhadas numa infindável variedade de tons cruzam-se com os restaurantes tradicionais e as lojas de produtos artesanais fazendo da região um local muito agradável para umas férias românticas ou em família.

O Lago Brais é uma das muitas atracções da região, existe inclusive um caminho que permite aos visitantes caminharem a toda a volta do lago. Para quem se quiser aventurar na água também é possível alugar pequenos barcos.

As caminhadas, outra das actividades possíveis na região, variam de dificuldade e comprimento consoante o local. Para ajudar os aventureiros existem pequenas cabanas alpinas espalhadas pelos caminhos mais populares que permitem descansar e recuperar forças.

A cerca de 2.000 metros de altitude, a 16 quilómetros do Lago Braies, encontra-se Prato Piazza com as suas vistas deslumbrantes.

Se está à procura de aventura ao ar livre, Tirol do Sul é um destino que deve considerar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.