A Sara e o Nuno formam um casal portuense com fome de mundo que decidiu fazer-se à estrada com um orçamento reduzido e um estilo de vida minimalista que cabe perfeitamente na sua carrinha Opel Combo.

No artigo de hoje, partilham a história por trás da fotografia acima, tirada na Birmânia (atualmente Mianmar), um dos países que mais gostaram de conhecer até agora.

Fotografia e texto por Sara e Nuno

Em 2019, quando viajámos alguns meses pelo Sudeste Asiático, estivemos um mês na Birmânia.

Estávamos em Mandalay há vários dias quando ouvimos falar de uma cascata "secreta" que ficava a 2 horas de distância. Alugámos uma scooter e fizemo-nos à estrada. Pelo caminho, numa pausa, ouvimos música muito alta e tivemos curiosidade em espreitar: era uma festa de escola. Quando nos viram, convidaram-nos logo a entrar para assistir aos espetáculos, oferecendo-nos água e comida. Uma hora depois, quando a festa acabou, despedimo-nos agradecendo a hospitalidade incrível com que nos receberam e voltámos à scooter, de sorriso colado.

Após mais 30 minutos de estrada, chegámos finalmente à cascata e ficámos boquiabertos com a cor azul-turquesa da água, que era devido à presença de um mineral na laguna. Aproveitámos o resto da tarde para mergulhar e refrescar-nos neste cenário único. Quando achávamos que o dia não podia ser mais incrível, apareceu um grupo de monges. As suas roupas tradicionais laranjas contrastavam lindamente com o azul da água, tornando o sítio muito especial e o momento mágico por poder estar ali sozinhos com aqueles monges.

Tivemos a sorte de conhecer este país fantástico (talvez dos nossos favoritos até hoje), com uma população muito genuína e acolhedora, paisagens diversificadas e soberbas assim como uma cultura e história interessantíssimas. Infelizmente, hoje a Birmânia vive numa ditadura resultante do golpe de estado em 2021 e de momento, não é recomendado aos viajantes entrar no país.

Podem ler mais histórias de viagens da Sara e do Nuno no SAPO Viagens e acompanhar as suas viagens e aventuras no Instagram e canal de Youtube.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.