Prepare-se para novas aventuras recheadas de história, natureza e pequenas diferenças culturais – na Polónia cumprimenta-se com três beijinhos, por exemplo. O sudeste da Polónia ainda é pouco explorado pelos turistas portugueses, mas oferece inúmeras possibilidades.

Seja para se reconectar com a natureza, explorar a história da II Guerra Mundial ou para novas experiências gastronómicas condimentadas com bastante sal e pimenta, o sudeste polaco é uma região a ter conta para quando começar a planear a sua próxima viagem.

Percorra a fotogaleria para começar a descobrir o sul da Polónia: 

Descubra 8 coisas para ver ou fazer no sudeste da Polónia

1. City Break em Cracóvia

É uma das cidades mais populares da Polónia e para muitos das mais belas.

Nove locais a não perder em Cracóvia, a segunda maior cidade da Polónia
Nove locais a não perder em Cracóvia, a segunda maior cidade da Polónia
Ver artigo

A cidade, cujo centro histórico foi declarado Património da Humanidade em 1978, personaliza bem o ditado de que nem tudo o que parece é. Com um centro histórico bem conservado a lembrar um cenário de conto de fadas, um bairro judeu (Kazimierz) boémio, ninguém diria que Cracóvia é uma sobrevivente da ocupação nazi durante a II Guerra Mundial.

Ainda que com memórias desse passado pesado pela cidade, como a Fábrica de Schindler (ao lado do  MOCAK, centro de arte contemporânea e feições industriais) e a Praça dos Heróis do Gueto, ambas no bairro Podgórze, Cracóvia é uma cidade jovem, vibrante mas com uma alma antiga à espera de ser descoberta. A cidade serve ainda de ponto de partida para quem se quer aventurar pelo sudeste da Polónia.

2. Fazer uma paragem em Lancut

Duas coisas a não perder neste município, a cerca de duas horas de Cracóvia: o castelo, um dos mais belos da Polónia, e a sinagoga, um dos exemplos mais impressionantes da herança judaica neste país do leste europeu.

Entre estas duas visitas, aproveite para fazer uma refeição ou tomar um copo no agradável restaurante Piktonówka.

restaurante Piktonówka
Restaurante Piktonówka. créditos: Ana Oliveira

3. Descubra a história da família Ulma em Markowa

Nesta cidade, existe um museu dedicado aos polacos que salvaram judeus durante a II Guerra Mundial. O museu, inaugurado em 2016, apresenta-se de forma humilde, como quem vivia em Markowa na época da segunda guerra, mas também de forma impactante. Neste museu, encontrará testemunhos e objetos pessoais que ajudam a reconstruir um dos momentos mais trágicos da história da humanidade, focando o lado humano e solidário dos polacos que decidiram ajudar judeus apesar de arriscarem a pena de morte.

Foi nesta cidade que os nazis sacrificaram a família Ulma, que escondeu judeus em casa e que foi beatificada no passado dia 10 de setembro. Esta foi a primeira vez que uma família inteira foi beatificada.

Recorde-se que, desde 24 de fevereiro de 2022, a região dos sub-Cárpatos tornou-se na porta de entrada e o primeiro ponto de apoio aos refugiados ucranianos. A empatia e a solidariedade voltaram a aparecer neste lugar.

família Ulma
O Museu Ulma celebra os polacos que ajudaram os judeus durante a II Guerra Mundial. créditos: Ana Oliveira

4. Dormir num castelo

Existe um castelo renascentista, o Krasiczyn, perto da cidade histórica de Przemysl e não muito longe da fronteira polaco-ucraniana, que se reinventou e que hoje é também uma unidade hoteleira. Para além de estar disponível para dormidas, a unidade faz visitas guiadas e organiza eventos. O parque que rodeia o Krasiczyn conta com mais de 200 espécies de árvores e arbustos.

5. Encante-se com uma das cidades mais antigas do país

Przemysl é a última grande cidade da Polónia antes da fronteira com a Ucrânia e também uma das mais antigas do país. Como atrações oferece igrejas, sinagogas e edifícios centenários. Não deixe de visitar a Praça do Mercado, a Estação de comboios, a Fortaleza de Przemyśl, a Arquidiocese romano-católica e o castelo Kazimierzowski.

Para mergulhar nos sabores da região, aventure-se por uma viagem gastronómica no restaurante Bosko.

6. Aprecie o pôr do sol enquanto relaxa em Arlamov

Encontramos aqui um resort, o Hotel Arłamów, que é um ótimo refúgio para quem quer recarregar baterias e investir no seu bem-estar. Para além de tratamentos personalizados de beleza e bem-estar, o spa oferece uma grande variedade de áreas que vão desde hammam, a sauna e jacuzzi (ao ar livre) com vista panorâmica. Vai regressar das colinas de Bieszczady a sentir que rejuvenesceu.

Montanhas Bieszczady
Outono nas Montanhas Bieszczady créditos: Polish Tourism Organisation

7. Veja a maior coleção de ícones da Połónia

O Castelo Real da pequena cidade de Sanok guarda uma vasta coleção de arte religiosa, incluindo a maior coleção de ícones ortodoxos da Połónia. O Museu Histórico reúne mais de  20 mil peças arqueológicas e históricas, obras de arte antiga e moderna.

Aproveite a passagem para almoçar no restaurante Stary Kredens, onde terá que provar a sopa de ganso.

8. Fazer a rota das igrejas de madeira

Uma proposta diferente que convida ao slow travel e que refłete a fé dos montanhistas do sudeste da Polónia. As igrejas desta rota destacam-se peło uso de madeira tanto na construção como na decoração interior.  No totał, existem 14 igrejas para descobrir nesta rota. Todas as igrejas são Património da Humanidade e a maioria é do sécuło XV.

O SAPO Viagens visitou Cracóvia a convite do Turismo da Polónia