A areia da praia é a principal atração durante os meses mais quentes, quando procuramos tanto diversão como descanso. No entanto, este segundo objetivo, por vezes, torna-se complicado de alcançar, já que a semana ou quinzena do viajante pode acabar por coicindir com a de famílias e grupos de amigos que também procuram aproveitar a estação quente. 

Esta semana, damos a conhecer praias e calas ainda pouco frequentadas onde pode esquecer o mundo e o stress do quotidiano durante alguns dias. Gosta mais de um lugar tranquilo do que de uma praia cheia de turistas? Então, esta lista é para si.

Praia das Rodas, Galiza

Esta joia das Ilhas Cíes tinha de estar entre as dez melhores praias europeias para quem quer fugir das multidões. A Praia das Rodas é, para a Civitatis, a melhor destas ilhas virgens, localizadas perto da Península Ibérica mas com uma paisagem totalmente única: areia branca, lagoas e recifes com vistas para o atlântico. Um lugar onde qualquer viajante esquece-se do resto do mundo.

San Giovanni di Sinis, Sardenha

É verdade que todas as praias do norte da Sardenha são espetaculares. Mas também é verdade que tendem a estar cheias de turistas, especialmente durante os meses quentes. Se quiser aproveitá-las sem prescindir da tranquilidade, deve apostar na costa oeste da ilha, onde a península de Sinis, a meia hora de Oristano, oferece uma das melhores praias de toda a Europa, repleta de dunas e águas cristalinas, próxima à cidadela em ruínas de Tharros.

Guéthary, França

Para os viajantes que gostam de praticar surf, esta praia, localizada na região da Nova Aquitânia, será um dos seus destinos favoritos graças às condições que oferece para praticar esta modalidade. Embora sejam cada vez mais os turistas que procuram as águas desta pequena comuna francesa, a tranquilidade ainda é um dos pontos fortes deste local que já foi um porto especializado na pesca da baleia, e do qual hoje encontramos milhões de fotos com os seus impressionantes entardeceres.

Psili Ammos, Patmos

Uma praia com uma grande história. Dizem que lá, na ilha sagrada do Dodecaneso, São João escreveu o livro do Apocalipse escondido numa caverna. As suas águas pouco profundas permitem ir a banhos sem medo e oferecem uma paisagem espetacular que termina, no outro extremo, com uma zona nudista. É, sem dúvida, uma das mais silenciosas da lista, onde pode abstrair-se de tudo enquanto se bronzeia.

Plage de Saleccia, Córsega

A incrível praia de Saleccia é um dos recantos mais inacessíveis da Córsega para os turistas. Isto deve-se ao facto de que está separada do mundo pelo deserto de Agriates, localizado no noroeste da Córsega. Se conseguir superar esta barreira natural, o que lhe espera do outro lado é um verdadeiro espetáculo: 1,5 quilómetros de areia branca e águas azul-turquesa que deixam qualquer um de boca aberta.

Alacati, Turquia

Esta é outra praia que fez história no mundo do surf e do kitesurf graças não só às ondas, mas também à tranquilidade que oferece aos amantes destes desportos (e outros semelhantes). Localizada na província de Izmir, as suas impressionantes vistas para o mar Egeu misturam-se com a famosa arquitetura das suas casas, vinhedos e até moinhos de vento com uma longa história (quase 200 anos). Alacati é tão interessante para os surfistas como para aqueles que simplesmente querem descansar num recanto mágico da Turquia.

Dhërmi, Vlora

Este lugar é tão incrível que é impossível mantê-lo “secreto”. Em breve tornar-se-á num destino importante para os turistas, mas, por enquanto, mantém estoicamente a sua calma característica. Talvez o que tenha impedido um pouco a sua massificação seja a dificuldade de acesso, já que é necessário atravessar um desfiladeiro a 1200 metros de altitude. Na verdade, a paisagem, cercada por montanhas, bunkers da era soviética (já imaginou o contraste?) e as melhores praias da Albânia... faz feliz qualquer viajante que procure paz.


Praia da Ilha de Tavira, Algarve

É verdade que o Algarve acumula milhões de visitas todos os anos, e ainda mais no verão, mas é possível encontrar lugares mais recônditos para desconectar sem ter de lutar por um espaço no areal. Se for para o sul do país, encontrará um refúgio de paz. Um bom exemplo disso é a Praia da Ilha, localizada numa bela ilha que descansa à frente da costa de Tavira. As suas águas quase imóveis que banham o seu longo litoral fazem deste um destino perfeito para escapar de tudo.

Perpitch Beach

Ao sudoeste da costa da Inglaterra encontra-se o arquipélago subtropical das Ilhas Scilly, um lugar incrível quando tudo aquilo que queremos é uma praia para descansar. Há tantas que é difícil escolher. No entanto, para sermos mais objetivos, a mais destacada é Perpitch Beach, na ilha de St. Martin's. A maneira mais fácil de chegar aqui é apanhar um barco em St. Mary's, a ilha principal, e passar um dia completo até apanhar o barco de regresso.

Cala Macarella, Menorca 

A lista fecha com uma das enseadas mais impressionantes do mundo: Cala Macarella. Todos os viajantes sabem que Menorca esconde milhares de recantos para se abstrair do mundo. São tantos que merece uma lista só para si. Mas esta, entre todas, parece a mais adequada para descansar entre falésias e pinheiros. Se gosta da foto, então, quanto estiver lá pessoalmente, ficará sem palavras.

Esta lista de sugestões foi elaborada pela plataforma Civitatis

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.