Os festivais são daqueles eventos de verão que qualquer amante de música tem em conta. E se for possível combiná-la com uma boa viagem, ainda melhor. Descubra alguns dos melhores festivais do mundo que acontecem até setembro e que servem de bom motivo para viajar.
Sziget Festival, Budapeste
O que começou como uma pequena convocatória em 1993, acabou por se tornar num dos eventos musicais mais importantes do mundo. O Sziget Festival, em Budapeste é, como os próprios organizadores dizem, muito mais do que um festival: “somos uma grande ilha cheia de música, cultura, amor e liberdade”. Os concertos são apenas uma desculpa para reunir mais de 100 nacionalidades em 60 palcos e mais de 1000 espetáculos de 10 a 15 de agosto.
Summer Sonic Festival, Osaka
Os amantes do rock têm um encontro obrigatório todos os anos no Summer Sonic Festival, um evento musical realizado simultaneamente nas cidades de Osaka (Maishima Sonic Park) e Tóquio (Zozomarine Stadium e Makuhari Messe). Este verão, subirão aos palcos, nos dias 20 e 21 de agosto, artistas como Kasabian, Måneskin e The Offspring.
Mad Cool, Madrid
2016 foi o ano em que tudo começou. Desde então, arte, moda, gastronomia e turismo unem-se neste ponto da capital espanhola para trazer aos amantes da música um dos melhores festivais da atualidade. Depois de um breve hiato devido à pandemia, Mad Cool regressa em grande este verão com um cartaz imbatível. De 6 a 10 de julho, Madrid será o epicentro mundial da música graças aos Metallica, Placebo, Imagine Dragons, The Killers, Muse, Kings of Leon, Pixies... e muitos outros artistas de alto nível que farão de julho o melhor mês do ano.
Ultra Europe, Split
O filho europeu do Ultra Music Festival (UMF) é uma verdadeira referência entre os festivais de verão. E não é de estranhar, já que herdou o melhor do evento que durante anos se organizou em Miami até que os organizadores tiveram a ideia de exportá-lo para o velho continente sem perder um pingo de força. A Croácia dança ao som da melhor música eletrónica de 8 a 10 de julho num autêntico espetáculo de luzes e pirotecnia capaz de fazer vibrar uma cidade inteira.
Tomorrowland, Boom
Provavelmente é o festival que precisa de menos apresentações. O Tomorrowland não é "um" espetáculo, mas sim "o" espetáculo. Falamos de pura emoção musical, um lugar onde as forças não se esgotam e o tempo para durante uns dias para criar um universo à parte. Este ano, o festival ocorre de 15 a 31 de julho. Se ainda tem dúvidas sobre ir ou não, só tem de ver o cartaz ou os milhões de vídeos que são publicados a cada edição. Até os mais hesitantes se apaixonarão pela oferta deste festival.
Glastombury, Pilton, Reino Unido
Muitos foram os que saltaram de alegria ao saber que o Glastombury Festival of Contemporary and Performing Arts volta a Pilton de 22 a 26 de junho. Conhecido por trazer os melhores músicos há anos, apostando tanto nos clássicos como no que é mais popular hoje em dia, não poderia dececionar no verão do seu regresso. Assim sendo, Paul McCartney e Billie Eilish vão cruzar-se no mesmo evento. E o mesmo acontecerá com Leon Bridges e Noel Gallagher, Diana Ross e Kendrick Lamar ou Herbie Hancock e Pet Shop Boys.
Sunset Music Festival, Flórida
House, techno, trance e bass. É isto (e mais surpresas) que os viajantes que chegam a Tampa poderão encontrar no maior festival da Flórida. Se a Europa se orgulha do Tomorrowland, os EUA podem orgulhar-se do Sunset Music Festival, uma dose de música eletrónica que terá lugar nos dias 27, 28 e 29 de maio.
Rock in Rio, Lisboa
O Parque da Bela Vista será o ponto de encontro de todos os amantes da música que desembarcarem em Lisboa, de 18 a 26 de junho, para desfrutar de mais um ano do famoso Rock in Rio. Durante dois fins de semana, Jason Deluro, Black Eyed Peas, Post Malone e Duran Duran vão conquistar a cidade portuguesa com mais de 12 horas por dia de puro entretenimento.
Defqon 1. Weekend Festival
O maior festival de hardstyle do mundo anunciou o seu regresso em grande há alguns meses. Depois de bater todos os seus recordes com mais de 78 000 espetadores em 2019, a pausa de dois anos levou o Defqon 1 a ampliar a experiência, passando de dois para quatro dias pela primeira vez. Após 17 edições, é óbvio que os organizadores do festival holandês sabem exatamente o que estão a fazer. Portanto, esta é uma paragem obrigatória, de 23 a 26 de junho, para os viajantes que procuram emoções (musicais) fortes.
Sónar, Barcelona
Nos dias 16, 17 e 18 de junho, Barcelona torna-se a capital europeia da música eletrónica com um dos festivais mais conhecidos do mundo. Três anos de paragem pandémica permitiram o regresso do Sónar com C Tangana, The Chemical Brothers, Nathy Peluso e Richie Hawtin (entre outros), além de quase 180 atividades distribuídas entre o Sónar Día e o Sónar Noche. Três dias de música, criatividade e tecnologia para inundar uma das cidades mais queridas pelos viajantes.
Esta lista de sugestões foi elaborada pela plataforma Civitatis
Comentários