Foto: Ciência Viva Facebook

A Ciência Viva vai lançar na próxima segunda-feira, 13 de julho, a 4.ª edição do Guia dos Circuitos Ciência Viva onde passa a fazer parte o Museu do Côa.

Parte dos percursos que compõem os Circuitos do Vale do Côa incluem um trajecto que tem início no Miradouro de São Gabriel, a 654 metros de altura e com uma vista panorâmica de 360º. Lá em baixo, a Quinta da Ervamoira mostra-se em todo o seu esplendor.

Bem mais próximo está Castelo Melhor, tão junto que a lenda assegura que existe um túnel até ao castelo que ninguém conseguiu vencer. Segue-se uma visita à Queijaria da D. Filomena que, todos os dias, depois de ordenhar as ovelhas, dá vida com as suas próprias mãos a queijos muito cremosos.

O percurso termina com uma visita guiada ao Museu do Côa, projetado pelos arquitetos Camilo Rebelo e Tiago Pimentel e integrado na magnífica paisagem.

O projeto Circuitos Ciência Viva foi lançado em fevereiro de 2017 com o lema "Deixe-se guiar pela curiosidade!" e conta com o apoio de 200 parceiros nas áreas do lazer, da cultura e da restauração.

Nasceu da vontade de tornar mais visível a Rede Nacional de Centros Ciência Viva, ligando-a a um ambicioso projeto de turismo do conhecimento.

O kit de explorador é composto por um cartão, um guia impresso, um site e uma app, com um total de 19 circuitos, 57 percursos e mais de 200 etapas para explorar.

Também neste dia será lançada a 24.ª edição da Ciência Viva no Verão em Rede, uma edição especial que destaca o projeto Circuitos Ciência Viva. São mais de 200 ações, em 500 datas, que permitirão aos portugueses levar a ciência na bagagem de férias, sempre na companhia de especialistas.

Visitas noturnas de exploração dos Jardins do Bom Jesus, em Braga, passeios de moliceiro à descoberta dos tesouros naturais da Ria de Aveiro, visitas a uma das maiores jazidas com pegadas de dinossáurios jurássicos da Península Ibérica, em Vale de Meios, percursos no Aqueduto das Águas Livres, passeios de caiaque à descoberta da Ria Formosa e descidas à Mina de Sal-Gema Campina de Cima, em Loulé, são algumas das ações a decorrer entre 15 de julho e 15 de setembro.