A companhia grega Aegean Airlines conquistou o primeiro lugar no ranking das 15 melhores aéreas europeias de 2024, elaborado pela AirAdvisor. Reconhecida como a melhor opção para voos dentro e fora da Europa, a empresa obteve destaque nos critérios conforto, viagens com animais de estimação e reputação de cliente, alcançando 102 pontos no total. Em segundo lugar, ficou a finlandesa Finnair, que obteve 88 pontos, oferecendo os melhores lounges, segundo os viajantes, além de manter um excelente histórico de segurança.
Essa classificação anual das companhias aéreas europeias foi o resultado da análise de 7.649.976 voos entre 1º de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2023. A equipa da AirAdvisor também levou em conta 725.334 avaliações de clientes registadas até julho de 2024, 65.471 avaliações específicas de lounges, 37 prémios recebidos pelas companhias ao longo de 2023, 13 políticas das companhias aéreas sobre animais de estimação, viagens em família e conforto, e o valor de milhas por lugar.
Os especialistas da AirAdvisor compilaram os dados para definir o ranking das companhias aéreas que operam na Europa, com voos de curta e longa distância e bilhetes acessíveis. O CEO da AirAdvisor, Anton Radchenko, afirma que os pontos da Aegean Airlines, a maior companhia aérea grega, se devem ao conforto a bordo, facilidades para viagens com animais de estimação e a excelente reputação entre os clientes.
A Lufthansa German Airlines foi a terceira no ranking e também obteve êxito na categoria conforto e na avaliação dos espaços lounge. Radchenko comenta que a companhia está entre as maiores aéreas da Europa em termos de volume de passageiros, alcançou a 21ª posição na lista das 100 Melhores Companhias Aéreas do Mundo em 2023, e é referência para quem viaja com animais de estimação ou valoriza o conforto.
A Norwegian Air Shuttle ficou em quarto lugar, seguida pela Scandinavian Airlines (SAS). A Iberia caiu cinco posições em relação ao ano passado, perdeu a liderança e agora está sexto. Entre os motivos para a mudança de classificação da Iberia, o CEO da AirAdvisor explica que a companhia teve uma queda acentuada nas classificações de preço e segurança, que representou as maiores perdas de posição na lista da AirAdvisor.
A KLM Royal Dutch Airlines, a aérea nacional dos Países Baixos, ficou em 7º lugar com pontuação baixa no quesito segurança. Na sequência estão a LOT Polish Airlines em 8º, a Air France, em 9º lugar, e a Air Europa e a Vueling empataram na 10ª posição, seguidas pela TAP Air Portugal, em 12º lugar. Na lista das três piores companhias aéreas para voar na Europa estão a Ryanair, na 13ª posição, Wizz Air, em 14ª, e, em último lugar, a Volotea foi considerada a pior do ranking.
Comentários