Quem não fica tentado com a proposta de comprar uma casa cuja base de licitação é de 1 euro num local idílico em Itália?

O conceito não é novo e cada vez mais regiões e vilas em Itália aderem a este programa que pretende revitalizar, a nível turístico e económico, localidades com poucos habitantes e um pouco esquecidos.

A mais recente é Troina, na Sicília, que tal como outras vilas também tem casas para venda a partir de 1 euro. Mas o que diferencia esta zona de outras é que o governo local ajuda com os custos da renovação, até um máximo de 25 mil euros.

Uma iniciativa que demonstra o quanto Troina precisa de gente nova que queira fazer da vila a sua nova casa. Tal como outras, Troina sofre com a falta de habitantes que preferem ir viver para as grandes cidades.

O presidente de câmara pretende, assim, com este incentivo extra atrair mais residentes e, ao mesmo tempo, trazer a velha glória ao centro histórico e medieval da vila.

Em 2019 foi nomeada uma das cidades mais bonitas de Itália

Imerso na natureza intocada nas encostas do Parque Nebrodi, com o esplêndido lago de Ancipa que o enquadra, possui um património natural único no género. Quem visita, fica surpreendido com a riqueza de uma paisagem intensa diferente do estereótipo de uma Sicília árida.

Na parte norte do território de Troina, a cerca de 8 km da cidade, fica a Barragem de Ancipa, uma bacia artificial construída na década de 1950.

Para ajudar os potenciais compradores, foi criado o site House Tronia, onde pode consultar as 30 casas que vão a leilão já no final deste mês, com preços a partir de 1 euro. Mais 100 propriedades vão estar disponíveis a médio prazo.

Os interessados deverão dar um depósito (reembolsável) de 5 mil euros e comprometerem-se com as obras de renovação num espaço de dois anos.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.