Não é a primeira vez que uma vila ou cidade oferece dinheiro para atrair novos residentes, com o objetivo de resolver o problema dos habitantes que acabam por emigrar para outros locais, à procura de oportunidades de emprego. Recentemente, Candela, em Puglia (Itália) avançou com a oferta de até dois mil euros a cada novo morador para aumentar o número de habitantes, que tem vindo a diminuir drasticamente ao longo dos anos.

Agora é a vez da comuna de Albinen, em Valais, sul da Suíça, que pretende pagar 21 mil euros a cada pessoa que queira mudar-se para lá. Além deste montante, acresce ainda cerca de 8.600 euros por criança. Fazendo as contas, uma família de quatro pessoas (2 adultos e duas crianças) pode receber até 60 mil euros.

Albinen, Suíça
créditos: Nikola Hammon/Flickr

A proposta está em cima da mesa e vai ser votada pelo conselho municipal brevemente. O objetivo é aumentar o número de residentes que, atualmente, é cerca de 240. Na realidade, Albinen nunca foi muito povoada. O seu número recorde de habitantes foi atingido em 1900 com 380 pessoas.

De acordo com o jornal The Telegraph, as últimas famílias a abandonarem a vila deveu-se ao facto da escola local ter sido encerrada.

Os 21 mil euros propostos implicam algumas contrapartidas. Os novos residentes têm de ter menos de 45 anos, comprar ou construir uma casa com um valor comercial de cerca de 170 mil euros e tem de estar registada como primeira habitação, e não casa de férias ou segunda habitação. Depois, terá de se comprometer a viver em Albinen por um período mínimo de 10 anos. Se voltar atrás antes do prazo terminar, terá de devolver a quantia que recebeu pela mudança.

Por isso, quem estiver a ponderar uma mudança é melhor pensar bem.

Albinen, Suíça
créditos: Erik Zoeteweij/Flickr

Albinen é uma das mais bonitas vilas de montanha de Valais e conhecida por ser a mais bem preservada da Suíça, e encontra-se a 6 quilómetros de distância das famosas termas de Leukerbad.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.