Valência (Espanha) e Bordéus (França) foram agraciados com o título de Capitais Europeias do Turismo Inteligente para 2020 - um prémio que reconhece realizações notáveis no planeamento de turismo inteligente.
Bordéus: orgulhosamente ecológico e inovador
Bordéus é uma cidade cosmopolita com mais de 257.000 habitantes, onde as pessoas e as culturas se encontram. É um local de criatividade e uma porta de entrada para o Sudoeste de França. Aqui, onde se entrelaçam vários ambientes, encontra-se o rio que atravessa as maiores vinhas do mundo até ao Estuário do Gironde, que cobre uma área de 635 km2.
Bordéus pode muito bem ser uma cidade do século XVIII, mas é orgulhosamente amiga do ambiente e inovadora. Embora Gironda constitua a maior área do mundo listada pela UNESCO com 347 monumentos, também é uma pioneira na regeneração urbana.
Valência: lar de três Declarações de Património Mundial da UNESCO
Valência fica na costa sudeste de Espanha e é a terceira maior cidade do país, com mais de 791.000 habitantes. A pitoresca cidade recebe 2,2 milhões de visitantes todos os anos e é o lar de três Declarações de Património Mundial da UNESCO.
A cidade possui arquitetura de vanguarda, uma futurística Cidade das Artes e Ciências e muitos eventos criativos, como os prémios de cinema Goyas ou a gala das Estrelas Michelin.
O seu setor de turismo emprega mais de 30.000 profissionais e tem vindo a desenvolver práticas inovadoras, tornando-se uma forte candidata a Capital Europeia do Turismo Inteligente.
Capital Europeia do Turismo Inteligente de 2022
A Capital Europeia do Turismo Inteligente é uma iniciativa da UE, atualmente financiada pelo Programa COSME. Baseia-se na experiência de sucesso da Ação Preparatória proposta pelo Parlamento Europeu e implementada pela Comissão Europeia em 2019 e 2020.
Tem como objetivo promover o turismo inteligente na UE, fomentar o desenvolvimento do turismo inovador, sustentável e inclusivo, bem como divulgar e facilitar o intercâmbio das melhores práticas.
Esta iniciativa reconhece as realizações notáveis das cidades como destinos turísticos em quatro categorias: acessibilidade, sustentabilidade, digitalização, bem como património cultural e criatividade.
O concurso foi aberto a cidades da UE, bem como a países não pertencentes à UE que participam no programa COSME
As sete cidades finalistas do concurso Capital Europeia do Turismo Inteligente 2022 foram: Bordéus (França), Copenhaga (Dinamarca), Dublin (Irlanda), Florença (Itália), Ljubljana (Eslovénia), Palma (Espanha), Valência (Espanha).
As cidades finalistas foram selecionadas de um total de 30 inscrições de 16 países.
Comentários