Valência (Espanha) e Bordéus (França) foram agraciados com o título de Capitais Europeias do Turismo Inteligente para 2020 - um prémio que reconhece realizações notáveis no planeamento de turismo inteligente.

Bordéus: orgulhosamente ecológico e inovador

Bordéus é uma cidade cosmopolita com mais de 257.000 habitantes, onde as pessoas e as culturas se encontram. É um local de criatividade e uma porta de entrada para o Sudoeste de França. Aqui, onde se entrelaçam vários ambientes, encontra-se o rio que atravessa as maiores vinhas do mundo até ao Estuário do Gironde, que cobre uma área de 635 km2.

Bordéus
créditos: Unsplash

Bordéus pode muito bem ser uma cidade do século XVIII, mas é orgulhosamente amiga do ambiente e inovadora. Embora Gironda constitua a maior área do mundo listada pela UNESCO com 347 monumentos, também é uma pioneira na regeneração urbana.

Valência: lar de três Declarações de Património Mundial da UNESCO

Valência fica na costa sudeste de Espanha e é a terceira maior cidade do país, com mais de 791.000 habitantes. A pitoresca cidade recebe 2,2 milhões de visitantes todos os anos e é o lar de três Declarações de Património Mundial da UNESCO.

A cidade possui arquitetura de vanguarda, uma futurística Cidade das Artes e Ciências e muitos eventos criativos, como os prémios de cinema Goyas ou a gala das Estrelas Michelin.

Valência
créditos: Unsplash

O seu setor de turismo emprega mais de 30.000 profissionais e tem vindo a desenvolver práticas inovadoras, tornando-se uma forte candidata a Capital Europeia do Turismo Inteligente.

Capital Europeia do Turismo Inteligente de 2022

A Capital Europeia do Turismo Inteligente é uma iniciativa da UE, atualmente financiada pelo Programa COSME. Baseia-se na experiência de sucesso da Ação Preparatória proposta pelo Parlamento Europeu e implementada pela Comissão Europeia em 2019 e 2020.

Tem como objetivo promover o turismo inteligente na UE, fomentar o desenvolvimento do turismo inovador, sustentável e inclusivo, bem como divulgar e facilitar o intercâmbio das melhores práticas.

Esta iniciativa reconhece as realizações notáveis das cidades como destinos turísticos em quatro categorias: acessibilidade, sustentabilidade, digitalização, bem como património cultural e criatividade.

O concurso foi aberto a cidades da UE, bem como a países não pertencentes à UE que participam no programa COSME

As sete cidades finalistas do concurso Capital Europeia do Turismo Inteligente 2022 foram: Bordéus (França), Copenhaga (Dinamarca), Dublin (Irlanda), Florença (Itália), Ljubljana (Eslovénia), Palma (Espanha), Valência (Espanha).

As cidades finalistas foram selecionadas de um total de 30 inscrições de 16 países.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.