O presidente da Câmara da Régua disse hoje que o galardão Cidade do Vinho 2019 vai contribuir para a promoção, valorização e afirmação do Douro e inclui a aplicação de um milhão de euros em diversas iniciativas.
“É a primeira vez que uma cidade do Douro obtém este galardão. Esta foi uma candidatura do Douro e vai contribuir para criarmos cada vez mais valor acrescentado para esta importante fileira do vinho”, afirmou à agência Lusa o autarca José Manuel Gonçalves.
O presidente referiu que o atual executivo de Peso da Régua está empenhado em “dar ênfase à questão económica e à valorização do vinho”.
A candidatura a Cidade do Vinho teve como objetivo ajudar na capacitação da região e pretende ser “mais uma marca para afirmar o Douro no país e no mundo”.
José Manuel Gonçalves ressalvou que, nos últimos tempos, já foi realizado trabalho a nível da promoção e valorização do setor da vinha e do vinho, e adiantou que, ao longo de 2019, serão realizadas “múltiplas atividades”.
O investimento rondará o milhão de euros e conta com a participação de vários parceiros privados e institucionais.
Como exemplo das iniciativas a concretizar no próximo ano, o autarca destacou a realização de uma “feira de vinhos de dimensão nacional” e de um congresso que vai cruzar o tema vinho com os diversos escritores da região, muitos dos quais se inspiraram no Douro, nas suas paisagens em socalcos e no rio.
Segundo o presidente, a “candidatura é dinâmica e as iniciativas a concretizar vão ser disseminadas por toda a região demarcada”.
“O próximo ano, 2019, vai ser o ano em que vamos reforçar a nossa capacitação, a nossa promoção, o valor acrescentado da fileira do vinho e da vinha”, sublinhou.
Peso da Régua disputou o galardão Cidade do Vinho 2019 com Borba (Alentejo) e Viseu (Dão).
Esta distinção existe desde 2009 e já elegeu localidades como Madalena do Pico, Lagoa, Barcelos, Vidigueira, Viana do Castelo, Beja e Palmela.
Fonte: Lusa
Comentários