Um enorme recife de coral de 500 metros de altura foi descoberto na Grande Barreira de Coral da Austrália, na costa do Norte de Queensland, na área ao redor da península do cabo York. A enorme estrutura subaquática - o primeiro recife descoberto em 120 anos - é mais alto do que arranha-céus icónicos como o Empire State Building de Nova Iorque e as Torres Petronas em Kuala Lumpur, Malásia.

A base do recife tem cerca de 1.600 metros de largura e vai tornando-se mais estreito até atingir uma forma pontiaguda na sua parte mais alta, que fica apenas 40 metros abaixo do nível do mar.

O recife foi observado pela primeira vez a 20 de outubro por uma equipa de cientistas australianos a bordo de um navio de pesquisa do Schmidt Ocean Institute, uma fundação sem fins lucrativos que apoia a pesquisa marinha. A expedição de 12 meses foi projetada para explorar o oceano ao redor da Austrália e mapear o fundo do mar ao redor da Grande Barreira de Coral na zona norte. Depois, foi usado um ROV (veículo submarino operado remotamente) para confirmar o achado. O processo foi transmitido ao vivo e pode ser visto em vídeo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.