A nação de Palau, no Pacífico, tornou-se o primeiro país a proibir o protetor solar que é prejudicial aos corais e à vida marinha. Todos os produtos com ingredientes comuns, incluindo oxibenzona, não podem ser usados nem vendidos no país.

O presidente de Palau, Tommy Remengesau, disse à AFP: "Temos de viver e respeitar o meio ambiente, porque o meio ambiente é o nosso ninho na vida". A proibição, que já tinha sido anunciada em 2018 e entrou agora em vigor, proíbe todos os protetores solares que contenham um ou mais ingredientes de uma lista de 10 substâncias. A lista inclui oxibenzona e octinoxato, que absorvem a luz ultravioleta e estão presentes em muitos produtos do género.

A Fundação Internacional de Barreiras de Corais (International Coral Reef Foundation) explica que os químicos banidos em Palau são "conhecidos como poluidores do meio ambiente" e são incrivelmente tóxicos para os "estágios juvenis de muitas espécies selvagens". Ou seja, quando alguém que passou protetor solar entra no mar, essas substâncias na pele são libertadas na água e chegam aos corais que absorvem o produto e podem morrer. Os que sobrevivem têm o sistema reprodutor afetado ou dificuldades para suportar o aquecimento das águas no verão.

O problema não se resume aos corais e estende-se a várias espécies de animais marinhos que dependem dos corais como abrigo e fonte de alimento.

O número de protetores solares que contêm substâncias prejudiciais ao meio ambiente está a diminuir. Em 2018, especialistas afirmaram que as 10 substâncias químicas banidas em Palau eram encontradas em cerca de metade dos cremes e loções vendidos em todo o mundo. Quando o Havai anunciou uma proibição semelhante - que entra em vigor em 2021 - as grandes marcas de protetor solar afirmaram que os seus produtos eram "seguros para barreiras de corais".

Se quer evitar o uso de protetor solar prejudicial ao meio ambiente, tome nota das 10 substâncias banidas em Palau:
oxybenzona (benzofenona-3); etilparabeno; octinoxato (metoxicinamato de octila); butilparabeno; octocrileno; metilbenzilideno cânfora; benzilparabeno; triclosano; metilparabeno; e phenoxyethanol.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.