Está a chegar a época mais aguardada do ano para a viticultura, o culminar de um ano de trabalho agrícola que se espera que traga uvas de grande qualidade, para fazer bons vinhos.
A Quinta do Portal, produtor do Douro situado em Sabrosa, permite aos visitantes vivenciar esta época tão especial para a região, tendo criado um programa especial para a data, que junta gastronomia, visita ao armazém de vinhos desenhado pelo arquiteto Siza Vieira e alojamento numa das unidades de enoturismo de região, a Casa das Pipas. Nas redondezas, em quintas circundantes, inclusivamente podem participar no corte da uva, deixando marca na colheita deste ano. Sabrosa, e Celeirós do Douro em particular, ainda preserva a tradição das lagaradas, onde ao som de concertinas e danças populares se pisam as uvas a pé em lagares graníticos, uma experiência que deve fazer, pelo menos, uma vez na vida.
O programa, com um custo de 320 euros/noite para duas pessoas, prevê um welcome drink, o alojamento em quarto duplo standard, com direito a pequeno-almoço. No restaurante da quinta, comandado pelo chef Milton Ferreira, os vinhos da Quinta do Portal harmonizam com um jantar composto por quatro diferentes momentos, que vão com certeza surpreender os participantes pela sua criatividade e explosão de sabores.
No dia seguinte, os visitantes estão convidados para fazer uma visita ao armazém de vinhos que saiu do estirador do renomado arquiteto Siza Vieira, onde repousam os vinhos licorosos e de mesa que a Quinta do Portal dá ao mundo. O edifício de betão, revestido com xisto e cortiça, é uma das principais atrações arquitetónicas contemporâneas do Douro e local de passagem obrigatória para quem visita a região.
Comentários