![Piódão vai estar em festa. Já conhece uma das aldeias mais belas de Portugal?](/assets/img/blank.png)
Se a pitoresca aldeia de Piódão já tem motivos de sobra para ser visitada, o evento “Estrada Real, a Longa Caminhada” vai dar-lhe ainda maior animação. O pedaço de estrada medieval que ainda existe dá o mote e recorda as dificuldades que os comerciantes medievais sentiam ao transportar, em carros de bois, produtos entre Coimbra e a Covilhã, num percurso perigoso pela Serra do Açor, mas também encantador. Vai ser reconstituído um mercado medieval com toda a animação paralela.
A festa está de regresso às Aldeias Históricas de Portugal com o Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa”, que vai decorrer até dezembro, com eventos que estão ligados à memória coletiva das aldeias e que vai contar com a participação da comunidade e a colaboração de artistas profissionais, na animação.
Leia o guia de viagem, com dicas do que fazer e visitar na aldeia de Piódão, no Viaje Comigo.
PROGRAMA DE "ESTRADA REAL, A LONGA CAMINHADA"
Dia 21 de abril, sábado
10h00 – Mercado do Piódão: comércio tradicional, artesanato ao vivo, personagens históricas, momentos de teatralização e animação musical
10h30 – O agasalho hospitaleiro de peregrinos e viandantes | Cortejo pelas ruas de Piódão, seguido da leitura do edital, acorrendo os cantadores da literatura de cordel a declamarem em verso as peripécias dos viandantes na Estrada Real, assaltos às caravanas de mercadores e outras tropelias
11h00 – Visita guiada ao Núcleo Museológico do Piódão com enfoque nos testemunhos da Estrada Real, patentes no espaço.
Espaço "Quem conta um conto, conta e pronto" – recolha em vídeo de testemunhos de lendas e histórias do Piódão pela comunidade a transmitir posteriormente no evento.
11h30 – Workshop "Flores da Serra do Açor" (Decorações e Arranjos Florais com flores da Serra)
13h00 – Comeres fartos e beberes frescos
15h00 – Projeção de vídeos, fotografias e testemunhos sobre a Estrada Real
15h15 – Mostra do resultado das Ilustrações elaboradas pelo grupo Urban Sketchers na Estrada Real
15h30 – Mesa Redonda "A Estrada Real: Coimbra-Covilhã" – conversa informal sobre a história da Estrada Real e sua importância ao longo dos tempos.
18h30 – Teatralização: "Nos finais do séc. XIX, o Cónego Manuel Fernandes Nogueira funda um Colégio no Piódão, a que muitos chamam Seminário, funcionou entre 1886 e 1906, e aqui juntou muitos jovens, criando um pólo cultural de grande importância para a zona".
19h00 – Encerramento dos festejos
Dia 22 de abril, domingo
9h00 – "Caminhada cultural pela Estrada Real - S. Pedro do Açor" – Ponto de Encontro no Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira com direção a Chãs d’Égua
- Encontros e desencontros no pinhal com larápios e outros bandoleiros
- As Histórias do João Brandão ecoam pelas serranias
- Um parto assistido nas fragas vindo o bebé no cesto da merenda
10h00 – Mercado do Piódão: comércio tradicional, artesanato ao vivo, personagens históricas, momentos de teatralização e animação musical
10h15 - Atuação do grupo "Açor Tambor" em palco e atuação deambulante pelo mercado
11h00 – Showcooking "Piódão no prato" (com degustação)
12h00 – O bom acolhimento dos caminhantes e peregrinos da Estrada Real, seguindo-se o batismo da criança recém-nascida
13h00 – Comeres da caça e beberes da pipa nas tabernas
14h00 – Inauguração da exposição de ilustrações do ilustrador Delfim Ruas – "Estrada Real"
15h00 – Teatralização e jogos tradicionais
17h00 – O Resineiro/detetive mais famoso das Beiras desvenda o misterioso caso do sabão de leite de burra sem ranço.
18h00 – Festejos, Bailias e Folias com Saltimbancos e Histriões.
19h00 – Encerramento
Depois do Piódão, o ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” prossegue com eventos nas restantes 11 Aldeias Históricas de Portugal: Almeida (18 e 19 de maio), Sortelha (1 e 2 de junho), Linhares da Beira (13 a 15 de julho), Marialva (20 e 22 de julho), Castelo Novo (27 a 29 de julho), Castelo Rodrigo (31 de agosto e 1 de setembro), Castelo Mendo (14 e 15 de setembro), Trancoso (5 a 7 de outubro), Idanha-a-Velha (1 e 4 de novembro), Monsanto (9 e 11 de novembro) e Belmonte (7 a 9 de dezembro).
Comentários