Paris reduziu, esta terça-feira, a velocidade máxima de circulação do seu Boulevard Périphérique, um anel rodoviário com 35 quilómetros que rodeia a capital, apesar dos protestos contra a decisão, adotada em nome da saúde e da segurança rodoviária.

A medida, que diminui os 70 km/h em vigor há uma década, será aplicada progressivamente por trechos até 10 de outubro, assim que terminar a troca dos 160 sinais deste eixo viário, um dos mais movimentados da França.

O objetivo da autarquia de Paris é diminuir o barulho e a contaminação desta autoestrada urbana criada em 1973, cuja velocidade máxima foi reduzida de 90 km/h para 80 km/h em 1993 e para 70 km/h em 2014.

"Vamos melhorar a qualidade de vida" dos habitantes, disse à imprensa o ecologista David Belliard, conselheiro responsável pela área dos transportes. "O direito ao sonho é muito importante", acrescentou.

Uma menor emissão de gases contaminantes e uma redução dos acidentes graves neste eixo, que regista mais de um milhão de movimentos todos os dias, são os outros argumentos defendidos pela autarquia.

Atualmente, a velocidade média diária é de 37 km/h por causa dos engarrafamentos, motivo pelo qual a presidente da região da região parisiense, Valérie Pécresse, considera a medida "socialmente injusta".