Reportagem Katie Forster, Hiroshi Hiyama com Paula Ramón - AFP

Hello Kitty, a adorável e enigmática personagem que adorna quase tudo, de bolsas a panelas, completa 50 anos nesta sexta-feira e continua a gerar milhões de dólares para os seus criadores japoneses.

O design simples da personagem (que não é uma gata, mas uma menina de Londres, de acordo com a Sanrio, a empresa que a criou) tem o potencial de continuar a gerar receitas nos próximos anos, dizem os especialistas.

Uma mulher da Califórnia tem tantos produtos da Hello Kitty que o seu marido construiu um armazém cor-de-rosa para guardá-los. Milhares de brinquedos e outros itens com a Kitty e o seu laço vermelho brilhante, incluindo fileiras de óculos de sol e uma cadeira giratória.

“As pessoas da minha idade dizem: 'Hello Kitty é para crianças pequenas', e eu rio”, afirmou Helen, de Riverside, Califórnia.

Helen, cujo carro também é decorado com a Hello Kitty, dirige o clube de fãs do sul da Califórnia “Hello Kitty SoCal Babes”. É obcecada pela personagem desde o seu aparecimento pela primeira vez nos Estados Unidos, na década de 1970.

A vasta coleção de peluches da Hello Kitty faz parte do seu dia-a-dia. Eles “curam algo na minha criança interior”, refere.

Fã de Hello Kitty
Fã de Hello Kitty Helen criou um clube de fãs da Hello Kitty no sul da Califórnia créditos: AFP

A Hello Kitty começou como uma ilustração em numa carteira de vinil. Desde então, apareceu em dezenas de milhares de produtos - oficiais e não oficiais - incluindo colaborações com Adidas, Balenciaga e outras grandes marcas.

O fenómeno não dá sinais de parar, com um filme da Warner Bros em andamento e um novo parque temático da Hello Kitty a ser inaugurado no próximo ano na ilha tropical chinesa de Hainan.

O preço das ações da Sanrio aumentou sete vezes, elevando a sua capitalização de mercado para mais de um trilhão de ienes desde que o seu jovem CEO, Tomokuni Tsuji, substituiu o avô em 2020.

"Pink Globalization"

“Seria absurdamente cínico dizer que não precisamos dessas coisas macias, felpudas e cor-de-rosa”, disse Christine R. Yano, da Universidade do Havai, à AFP.

De facto, “dada a natureza preocupante de nossa vida contemporânea, talvez precisemos delas mais do que nunca”, disse Yano, autora do livro sobre Hello Kitty “Pink Globalization”.

“Esse fenómeno não está morto e não morrerá, pelo menos a curto prazo”, acrescentou.

Ao contrário de outros produtos culturais japoneses, como Pokémon ou Dragon Ball, há uma narrativa mínima em torno da personagem, cujo nome completo é Kitty White.

Algumas feministas afirmam que a falta de boca da Hello Kitty é um símbolo de desempoderamento, mas Yuko Akiyama, chefe global da marca da Sanrio, diz que essa característica significa que a personagem pode “refletir” diferentes emoções.

“Se você está triste, a Hello Kitty conforta-o. Se estiver feliz, a Hello Kitty compartilha a alegria”, disse Akiyama.

O mundo precisa da Hello Kitty? Há quem diga que sim
O mundo precisa da Hello Kitty? Há quem diga que sim Coleção de artigos dedicados a Hello Kitty créditos: AFP

"Kawaii"

Entre as celebridades fãs da Hello Kitty estão Lady Gaga, Nicki Minaj e Katy Perry, e até mesmo o Rei Carlos III desejou-lhe um feliz aniversário este ano.

A conta da Hello Kitty no TikTok - cuja biografia a identifica como a “CEO of supercute” - apresenta memes sarcásticos e imagens do “Hello Kitty Day” em jogos de baseball nos EUA que encantam os 3,5 milhões de seguidores.

A Hello Kitty é o símbolo do “kawaii” japonês, um adjetivo que significa “fofo” ou “bonito”, e que se tornou uma ferramenta do 'soft power' japonês, sendo o mascote de uma campanha que promove a etiqueta turística em Tóquio.

Cartazes comemorativos do 50º aniversário foram exibidos no parque temático Sanrio Puroland. A empresária Kim Lu, de Manila, viajou para lá durante as férias com a sua sobrinha de quatro anos.

“Essa era realmente a nossa prioridade aqui em Tóquio”, disse.

“Sinceramente, não sabemos” qual é o segredo do sucesso da Hello Kitty, admitiu Lu, 36 anos. “Acho que é o charme 'kawaii'”.

A Sanrio tem direitos de autor de centenas de outros personagens populares, e a Hello Kitty corresponde a 30% dos lucros, em comparação com 75% há uma década.

Mas a Hello Kitty é a favorita de Rio Ueno, uma mulher de 23 anos que apanhou um autocarro noturno da região norte de Niigata para visitar o parque com uma amiga.

“Eu tenho coisas da Kitty desde que era uma pequena menina”, disse Ueno, vestida com uma camisola, uma bolsa e um peluche da Hello Kitty. “Ela é uma pessoa que está sempre perto de mim e quero que continue assim".