De acordo com os dados divulgados hoje pela gestora de tráfego aéreo, a NAV geriu mais de 2.300 voos por dia no ano passado, mais cerca de 60 que a média diária em 2018.
“A NAV Portugal registou novo ano histórico, tendo gerido um total de 855.994 voos em 2019, um número recorde e que significa um crescimento de 2,7% face a 2018, que também já tinha sido um ano de níveis recorde de tráfego controlado”, refere em comunicado.
O total de voos geridos pela NAV, ou “movimentos”, inclui não apenas os voos com origem/destino em aeroportos portugueses, mas também todos aqueles que sobrevoam o espaço aéreo sob responsabilidade portuguesa – que abrange mais de 5,8 milhões de quilómetros quadrados, sinaliza.
Entre as regiões de informação de voo (RIV) na qual se divide o espaço aéreo, a NAV destaca o crescimento de 3,3% nos voos geridos em Lisboa em 2019, que superou o crescimento de 2,8% registado em 2018.
Os voos geridos pela RIV de Lisboa incluem todo o tráfego que sobrevoa Portugal continental e o Arquipélago da Madeira, assim como o tráfego gerido pelas Torres de Controlo de Lisboa, Porto, Faro, Cascais, Funchal e Porto Santo.
Já a RIV de Santa Maria aumentou ligeiramente o marco conseguido em 2018, com mais 0,2% de voos geridos no ano passado, suficiente para superar os 168 mil voos controlados.
Esta RIV inclui todo o tráfego gerido pelas Torres de Controlo de Santa Maria, Ponta Delgada, Horta e Flores, assim como todos os sobrevoos na vasta área do Oceano Atlântico Norte sob responsabilidade portuguesa, indica.
A NAV Portugal é o prestador de serviços de navegação aérea no espaço aéreo sob responsabilidade de Portugal, que está dividido em duas regiões: a Região de Informação de Voo de Lisboa, com 671.000 quilómetros quadrados, abarcando Portugal continental e o Arquipélago da Madeira e a Região de Informação de Voo de Santa Maria, com 5,18 milhões de quilómetros, que inclui uma vasta área do Oceano Atlântico Norte e o Arquipélago dos Açores.
A NAV conta com uma equipa de cerca de 1.000 técnicos que asseguram a segurança de passageiros e aviões. Além dos centros de controlo de tráfego aéreo de Lisboa e Santa Maria, a NAV gere as Torres de Controlo de Lisboa, Porto, Faro, Funchal, Porto Santo, Santa Maria, Ponta Delgada, Horta, Flores e Cascais.
Comentários