Este evento, patrocinado pelo Ministério da Cultura e Turismo da República da Turquia, reunirá nos cenários históricos de Beyoğlu os melhores coros do mundo e oradores especializados, principalmente no Centro Cultural Atatürk.

Esta cidade turca acolhe todos os anos vários congressos e reuniões graças às suas singulares sedes e valências de alojamento. Por este motivo, esta primavera, terá lugar em Istambul um dos eventos mais importantes: o Simpósio Mundial de Música Coral (WSCM). O maior acontecimento da Federação Internacional de Música Coral (FIMC) em seis anos e o primeiro encontro coral mundial após a pandemia.

O tema do coro de Istambul é "Changing Horizons" para honrar a tradição de cantar juntos, representar diferentes geografias do mundo e abarcar tantas formas de música coral diversas quanto possível.

O programa explorará o mundo atual da música coral e como poderia ser cantarmos juntos num futuro próximo e distante.

Concertos em lugares icónicos e históricos de Istambul

A programação do simpósio apresenta uma gama de estilos e tradições da música coral. Com uma série de concertos, exposições, workshops e eventos nos quais participarão artistas turcos e internacionais, o evento promove o efeito unificador da música que abarca culturas e une civilizações.

Mais de 30 coros do país irão participar, juntamente com 11 coros estrangeiros especialmente convidados. Coros de crianças turcas e estrangeiras oferecerão mais de 40 atuações todas as noites, incluindo a Casa Mevlevi de Gálata, a Igreja de Santo António e The Grand Pera.

No âmbito do simpósio, o prestigiado palco do Centro Cultural Atatürk acolherá o Coro de Câmara da Filarmónica da Estónia (vencedor de um Grammy), os cantores da Batavia Madrigal da Indonésia, o Coro Nacional Fayha do Líbano, os cantores da Georgia State University dos Estados Unidos e Le Chant Sur La Lowé do Gabão, bem como Leioia Kantika Korala de Espanha, o Orfeão San Juan Bautista de Porto Rico, o Sofia Vokalensemble da Suécia, o Taipei Phillarmonic Chamber Choir de Taiwan, o Vancouver Youth Choir do Canadá e o The State Choir da Turquia.

Durante os concertos noturnos, os coros convidados irão estrear obras compostas especialmente para o simpósio e alusivas ao tema "Changing Horizons".