A Irlanda do Norte foi criada a 3 de maio de 1921, quando a Lei do Governo da Irlanda entrou em vigor e dividiu a ilha da Irlanda em duas entidades: a República da Irlanda e a Irlanda do Norte, parte do Reino Unido, ao lado da Inglaterra, Escócia e País de Gales.

A província britânica celebra o seu centenário num ambiente turbulento, devido à pandemia do coronavírus, as tensões devido ao 'Brexit' e a busca por um novo líder.

As cerimónias para marcar o centenário foram canceladas há algum tempo devido à crise sanitária e no início de abril a Irlanda do Norte registou a pior violência em anos.

Desde que foi criada a Irlanda do Norte, a sociedade tem estado dividida entre os que desejam permanecer no Reino Unido -- os unionistas, sobretudo protestantes - e os que preferiam que se reunificasse com a República da Irlanda -- republicanos, em grande parte católicos.

Os republicanos, que não reconhecem a coroa britânica, não celebram o aniversário.

O país pode estar a passar por um período turbulento, ainda assim, tem paisagens que o vão conquistar.

Veja esta seleção de imagens publicada no site Unsplash.

Sabia que um dos mais belos passadiços do mundo encontra-se na Irlanda do Norte?

Cuilcagh Boardwalk é um passadiço com uma extensão de 1.6 quilómetros, sendo um trecho de um percurso muito famoso por aquelas bandas, chamado Cuilcagh Way. Veja algumas imagens.

Saiba mais sobre o Cuilcagh Boardwalk aqui.

+ Gostava de conhecer a Irlanda do Norte? Veja o que pode fazer — quando for possível — num fim de semana na Irlanda do Norte.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.