Na 15ª sessão do Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, realizada online a 16 de dezembro na sede da UNESCO em Paris, França, o festival YeonDeungHoe foi confirmado como património cultural imaterial da humanidade.
O Festival é um evento anual realizado para marcar o nascimento de Buda, que procurou viver com sabedoria para construir um mundo melhor. As pessoas acendem as lanternas enquanto fazem os seus desejos durante o evento.
"YeonDeung" significa literalmente "acender uma lanterna", o que pode ser interpretado como iluminar o coração e o mundo, desejando sabedoria, misericórdia, felicidade e paz.
A tradição remonta a 866, com os primeiros registos históricos representando o antigo Reino de Silla (57 a.C.- 935 d.C.) com histórias sobre a realização do evento no Templo Hwangnyongsa em Gyeongju. Desde então, como parte da cultura tradicional coreana, somam-se 1.200 anos partilhando todas as alegrias e tristezas do povo coreano durante as dinastias Silla Unificada, Goryeo e Joseon.
O Festival passou do GwandeungNori, onde os participantes desfrutam das magníficas vistas das lanternas acesas, para o atual Desfile das Lanternas, onde as pessoas desfilam pela Rua Jongno, segurando as lanternas feitas por elas mesmas.
O festival YeonDeungHoe sobrevive de geração em geração de forma criativa para seguir a tendência dos tempos, mantendo a sua tradição.
É um evento cultural coreano em que qualquer pessoa pode participar voluntariamente e um festival que todos podem desfrutar juntos, desejando felicidade uns aos outros.
O Comité levou em consideração a inclusão durante o YeonDeungHoe, que contribui para superar todas as barreiras sociais e, em última análise, expressar a diversidade cultural.
Constatou, ainda, que o festival das lanternas tem um papel importante na partilha de prazer e, em tempos de dificuldade, no reforço da coesão social.
Mais importante ainda, o Comité celebrou o YeonDeungHoe como um bom exemplo de como uma única inclusão na lista pode contribuir para aumentar a consciência pública sobre a importância do património cultural imaterial em geral.
Para comemorar a classificação do Festival como Património Cultural Imaterial da UNESCO, o Comité de Preservação de YeonDeungHoe sediará a Exposição Especial e irá preparar-se para o YeonDeungHoe de 2021.
Os participantes do Festival esperam que a COVID-19 termine o mais cedo possível para que possam desfrutar do Festival por completo.
Comentários