A eDream continua a explorar as tendências de viagem que surgiram durante a pandemia de COVID-19, e revela agora os resultados de um inquérito realizado para perceber melhor o fenómeno das viagens com animais de estimação.

A principal conclusão deste novo estudo é que a grande maioria (55%) dos portugueses que possui um animal de estimação afirmou que, se fosse de férias agora, gostaria de se fazer acompanhar dele – um número que se destaca em cinco pontos percentuais da média global (50%).

Entre outras perceções recolhidas pela eDreams sobre viajar com animais, vemos que os portugueses acreditam que os animais também precisam de férias (39%), gostam de conhecer animais de outras pessoas durante as suas viagens (38%) e ainda que consideram que os donos de animais de estimação são mais divertidos do que as outras pessoas (17%). Apenas 7% expressou aversão à ideia de contactar com animais de companhia nas férias, explicitando preferência por alojamentos que não permitem a presença de animais.

Como viajar com animais

Antes de reservar lugar num voo, os viajantes devem verificar as condições de transporte do seu animal de estimação. Algumas companhias aéreas autorizam o transporte de companheiros de quatro patas apenas no porão, mediante o pagamento de um serviço adicional, ao passo que outras permitem a presença de animais de baixo porte na cabine. Em certos casos, só são permitidos cães-guia.

Nos casos em que é permitido viajar com animais, estes devem estar acomodados numa caixa ou mala própria para transporte aéreo. Geralmente é exigido que tenham uma natureza calma e a higiene em dia. As regulamentações variam consoante a operadora e o próprio trajeto da viagem, pelo que é muito importante verificar as regras impostas por cada companhia aérea e também pelo aeroporto de destino antes de planear a sua viagem.