Embora possa parecer uma road trip o possa manter mais seguro e menos exposto ao vírus, na verdade tudo se resume ao que faz durante a viagem. "Os riscos das viagens geralmente estão mais dependentes das escolhas pessoais do viajante do que dos meios de transporte", explicou à CNN Daniel Griffin, especialista em doenças infecciosas do Centro Médico de Irving da Universidade da Columbia.

No entanto, durante uma viagem de carro, por exemplo, é mais fácil ao viajante escolher para onde vai e com quem interage - facilitando as questões de higiene. "Quando estamos a conduzir, existe um maior controlo do próprio ambiente e das pessoas ao redor, então eu penso que, no momento atual, é mais seguro conduzir ", acrescentou William Schaffner, especialista em doenças infecciosas da Escola de Medicina da Universidade Vanderbilt.

As viagens aéreas apresentam algum risco, especialmente considerando a possibilidade de passar por aeroportos cheios e, é claro, ao permanecer num avião durante várias horas com pessoas que podem ou não ser cautelosas.  No entanto, Schaffner também disse à CNN que, se precisasse viajar pelos EUA, preferia usar o avião, uma vez que não é fã de condução de longa distância e estaria disposto a correr o risco.

Ainda assim, os riscos durante as viagens estão muito mais relacionados com os comportamentos do que com o meio de transporte. Por isso é importante usar uma máscara quando estiver perto de outras pessoas, limitar as interações e manter um metro e meio de distância sempre que possível.

Schaffner também sugeriu que os passageiros nos aviões evitem  comer e beber durante o voo. "Quando as pessoas comem no avião, tendem a tocar nas máscaras, descobrem o nariz e a boca e podem colocar-se em risco a si e às outras pessoas", disse Schaffner à CNN. Além disso, os passageiros devem usar as aplicações de check-in, levar a sua própria comida e lavar ou higienizar as mãos frequentemente depois de tocar nas superfícies.

Qualquer tipo de viagem durante uma pandemia tem os seus riscos, por isso é importante tomar precauções e entender quais perigos podem acontecer ao longo do caminho, independentemente do seu meio de transporte.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.