Nesta época crucial para as quintas vinhateiras, a Quinta da Pacheca, em Lamego, propõe-lhe três experiências para viver em pleno o ritual das vindimas.

A “Lagarada” inclui visita guiada à Quinta da Pacheca (Vinha, Lagares, Adega Velha/Garrafeira) com prova de Vinhos do Douro e Vinhos do Porto.

Após a visita, os participantes são convidados a entrar no lagar para pisarem as uvas como manda a tradição. De salientar que a pisa a pé não é apenas uma recriação histórica, mas antes uma prática que ainda se mantém na Quinta da Pacheca em lagares de granito centenários, reservada aos seus vinhos mais exclusivos. São facultados calções para esta atividade e todos os participantes levam como recordação uma t-shirt oficial da vindima do ano em curso. Esta experiência tem um custo de 30 euros por pessoa.

Quinta da Pacheca
Vinhas na Quinta da Pacheca créditos: DR

A segunda proposta da Quinta da Pacheca contempla todas as atividades da “Lagarada”, terminando com um jantar harmonizado com os vinhos da Quinta, com um custo de 60 euros por pessoa.

A terceira experiência dá-lhe a oportunidade de participar na vindima nos 75 hectares de vinha que rodeiam a Quinta, em pleno Património Mundial da Humanidade, classificado pela UNESCO.

Na receção aos participantes, é oferecido um pequeno-almoço típico das vindimas, constituído por caldo de cebola e sardinhas assadas em fatia de pão de milho com azeite, e distribuído o material necessário à função, tesoura de corte, chapéu de palha, lenço tabaqueiro e balde.

Após a colheita das uvas, é efetuada uma visita guiada pela Quinta da Pacheca e os visitantes são convidados a participar na pisa a pé.

O almoço de vindima, recria os pratos e sabores típicos da região demarcada, harmonizado com os vinhos da Quinta. A atividade termina com uma prova de vinhos do Douro e vinhos do Porto. Esta experiência fica por 85 euros por pessoa.