Foto: Hans Bischoff@Pixabay

Depois de, em 2021, ter percorrido os 961 quilómetros da costa de Portugal continental, desde Caminha até Vila Real de Santo de António, André Rocha começou, na passada segunda-feira, dia 13 de junho, a descobrir a costa da ilha da Madeira que deverá terminar de percorrer esta sexta-feira, dia 17.

O português está a fazer o percurso sozinho tal como fez na da costa continental portuguesa que demorou 19 dias.

Rocha partiu do Funchal em direção a Oeste. No total, serão cerca de 200 quilómetros naquela que André Rocha chama de “Grande Rota Índigo”, devido à cor do mar que banha o arquipélago.

O projeto começou a ser delineado há alguns meses e conta com o apoio de entidades regionais, nomeadamente da Associação de Promoção da Madeira, mas também do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza e da Associação Caminho Real da Madeira. O objetivo é o de mapear toda a costa da ilha e, no final, permitir que o ficheiro GPS gerado, sirva para a marcação de uma nova rota terrestre.

O presidente da Associação de Promoção da Madeira e Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, salienta que esta iniciativa de André Rocha, ao apresentar um inovador percurso pedestre litoral, permitirá oferecer mais um atrativo no conjunto dos percursos recomendados da Região. “A Madeira é um destino que privilegia as experiências e esta futura rota vai, certamente, reforçar a diferenciação e a oferta ao nível do Turismo de natureza”, refere.

André Rocha, gestor e docente universitário, de 45 anos, é o fundador do The Escapist, um projeto que promove caminhadas e expedições em locais pouco habituais ou remotos, sem fins lucrativos.