Nicole Kidman, Uma Thurman, Naomi Campbell ou Kate Moss são algumas das celebridades que já pousaram para a lente de Lindbergh. Conhecido como fotógrafo de moda, reinventou este tipo de imagem e, em Untold Stories, podemos ver mais de 160 fotografias, numa exposição que foi organizada pelo próprio, mesmo antes da sua morte em 2019.
Untold Stories é o resultado de uma seleção feita por Peter Lindbergh do seu espólio de mais de 40 anos. O fotógrafo alemão dedicou dois anos a selecionar o seu trabalho e agora dividiu a mostra em três capítulos. Além do trabalho quase arqueológico de rever décadas de imagens, esta exposição conta ainda com novidades.
Às imagens juntam-se instalações em grande escala. Manifest, logo à entrada, foi desenhada para a exposição e percebe-se logo ali a forma como Lindbergh olhava para a fotografia de moda. Depois, encaramos o que o autor considerava ser o seu trabalho principal, e aqui misturam-se tanto as mais famosas imagens como outras nunca antes expostas.
Naomi Campbell em Ibiza ou Milla Jovovich em ambiente de cabaret são alguns de trabalhos que se misturam com fotografias pessoais ou trabalhos encomendados, tudo pensado de forma a criar uma exposição sem hierarquias.
Os visitantes são ainda surpreendidos com uma instalação cinematográfica que é divulgada agora pela primeira vez. Testament é um filme rodado através de um espelho unidirecional e que mostra a relação silenciosa entre a câmara do fotógrafo com Elmer Carroll, um recluso da Florida, condenado a pena capital, que passou trinta minutos a olhar para o seu reflexo.
As imagens vão de início da década de 1980 até 2019, e tem a direção de Benjamin Lindbergh, filho do fotógrafo, e conta com o apoio de Marta Ortega, herdeira do império Inditex, que se junta com o objetivo de promover o valor cultural desta região e da sua cidade natal.
A exposição, estruturada pelo próprio Peter Lindbergh, ocupa um edifício industrial recentemente requalificado no porto da Corunha, numa intervenção arquitetónica da autoria de Elsa Urquijo, que promete ser um novo espaço da cidade. O fotógrafo encantou-se por esta cidade no norte de Espanha quando a visitou em 2018. Afinal, o lado cinzento e industrial já lhe era familiar e comparável a Ruhr, uma das maiores cidades industriais europeias e onde Lindbergh passou a infância.
Esta exposição, inaugurada no início de dezembro, é acompanhada por uma edição especial do livro da Taschen, “PETER LINDBERGH Untold Stories”. Também o novo livro, "Raw Beauty", escrito por Michel Benson, é editado coincidindo com esta inauguração. Este livro é baseado em 22 entrevistas sobre a relação do fotógrafo e o seu sujeito. Larry Gagosian, Penélope Cruz, Rosalia, David Chipperfield, Naomi Campbell, Kate Moss ou Olivier Saillard são algumas das pessoas que revelam detalhes sobre o trabalho com Lindbergh.
O espaço está totalmente adaptado a pessoas com mobilidade reduzida e está aberto de segunda a domingo das 10h às 20h. Quinta-feira das 10h às 22h e no sábado das 11h às 20h. O acesso é livre e as contribuições bem como os lucros das vendas do material de merchandise serão doados ao projeto Future Stories da Faculdade de Belas Artes de Pontevedra, da Universidade de Vigo, para apoiar jovens criadores no início da sua carreira artística.
Comentários