eDreams divulgou o Relatório de Perceções do Viajante Europeu 2019, que descreve as preferências dos viajantes europeus em 2019. O relatório inclui dados sobre os destinos mais procurados, tendências de viagem e previsões para o próximo ano.

Segundo o relatório, os portugueses preferem viajar para locais próximos e a cidade favorita é mesmo o Porto. Seguem-se Paris, Lisboa, Ponta Delgada e Londres, sendo que as restantes cidades que compõem o Top 10 de preferências também se encontram na Europa.

No geral, no entanto, os europeus viajam para países cada vez mais distantes, sendo que o país cuja procura mais aumentou em 2019 entre os europeus foi a Austrália, que viu a popularidade aumentar em 74% em relação ao ano anterior. A grande distância não parece assustar os europeus e os viajantes preferem ver os lados positivos: preços competitivos a nível de voos, paisagens naturais de cortar a respiração, uma vida animal muito rica e característica e o caráter acolhedor e amável dos habitantes.

Relativamente à duração das férias, a maioria dos portugueses (64%) efetuou reservas para viagens curtas (inferiores a 6 dias) em 2019. Apenas 15% dos inquiridos revelaram viajar durante 14 ou mais dias. Em média, os viajantes portugueses marcam as suas viagens curtas com 34 dias de antecedência, enquanto a média europeia foi de 50 dias.O relatório divulgou ainda que os portugueses preferem fazer as suas reservas às terças-feiras, tal como já se tinha verificado em 2018. O sábado, no entanto, é o dia em que se dedicam menos à preparação das férias.

Em relação a viagens de longo curso,  os portugueses escolhem cada vez mais o Brasil, sendo que quatro das cinco cidades cuja procura mais cresceu em 2019 são brasileiras.

As previsões para 2020 apontam para a continuação da preferência europeia por destinos longínquos, com Japão, Martinica e Guadalupe no top de favoritos. Enquanto isso, os portugueses deverão continuar a preferir destinos europeus, sendo que as cidades que terão uma maior afluência de turistas portugueses serão Genebra, Londres, Funchal, Porto e Paris.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.