Este verão, a eDreams realizou um estudo sobre os hábitos desportivos dos portugueses durante as suas férias.

A maior parte dos inquiridos portugueses (45%) revela que o que habitualmente procura nas férias é simplesmente relaxar e não fazer nada. No entanto, há também quem tente manter-se ativo, mesmo que fazendo menos exercício do que o normal (31%) e ainda quem mantenha a sua rotina de desporto, independentemente de estar de férias (16%). São muito poucos os que dizem procurar fazer mais desporto durante as férias, uma vez que têm mais tempo para se dedicarem ao exercício físico (6%). A nível europeu, apenas os italianos (38%) confessam, tal como os portugueses, que preferem não fazer nada durante as férias. No outros países analisados – Reino Unido (48%), Alemanha (47%), Espanha (44%) e França (37%) - os viajantes são unânimes na sua escolha principal: procuram manter-se ativos durante as férias, embora fazendo menos exercício do que o habitual.

É possível afirmar que os homens portugueses se preocupam mais com a prática do desporto em tempo de férias do que as mulheres: 47% dos homens afirmou ter em conta a possibilidade de praticar desporto nos locais de férias, contra apenas 33% das mulheres.  O estudo revelou ainda que, para a maior parte dos inquiridos, a principal motivação para a pratica de exercício durante as férias é a tentativa de contrabalançar o que comem, de forma a poder aproveitar as especialidades locais sem preocupações.

eDreams quis também saber o que pensam os portugueses sobre marcar férias com o propósito de testar os seus limites no que toca ao desporto – por exemplo, para ir participar numa maratona, trekking ou fazer caminhadas, entre outros desportos. Cerca de 42% dos inquiridos afirma ter interesse nesta ideia, ainda que não tenham planos de o fazer num futuro próximo. Por outro lado, 35% afirmam que não iria de férias com este objetivo, enquanto 11% revelam ter uma viagem deste género marcada, ou planos de o fazer no futuro próximo; são poucos (7%) os que dizem já o ter feito.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.