Foto: Paulo Novais| Lusa

O mercado funciona como uma mostra onde os visitantes têm a oportunidade de ter um contato mais próximo com os autores, editores e livreiros num ambiente acolhedor e rodeado de natureza. O Ilustríssimo terá lugar no Parque Verde de Mondego, em Santa Clara, entre as 10 e as 19 horas.

Segundo o comunicado, o Ilustríssimo realiza-se de forma a reunir artistas e a dar a conhecer o seu trabalho ao público. Como o livro é o ponto principal de ligação neste mercado, os curadores deram prioridade aos ilustradores que tenham livros.

Várias atividades vão preencher os dois dias, desde sessões de histórias de manhã, apresentações de livros à tarde, oficinas de ciência e ilustração para famílias a sessões de autógrafos ao longo do dia.

Nesta 2ª edição, a parceria com o Exploratório expandiu-se e foram criadas duas oficinas para o público mais pequeno, cujo objetivo é aliar a ciência e a ilustração. Com orientação dos monitores do centro de ciência e do ilustrador André Caetano, os participantes vão explorar as formas geométricas e a luz do ponto de vista científico e artístico.

André Caetano que, para além de ilustrador que estará presente nas mesas do mercado e nas apresentações, faz parte da organização do Ilustríssimo desde o primeiro dia da sua criação. O ilustrador explica que este evento é “uma oportunidade de contribuir para que os ilustradores tenham o palco principal num evento dedicado aos livros, em Coimbra.”

Sofia Correia, livreira fundadora da Faz de Conto Livraria e um dos elementos da organização do Ilustríssimo, acrescenta que  “o Ilustríssimo veio criar o ambiente informal que se quer para aproximar os leitores dos autores, promovendo a leitura e cimentando a comunidade leitora de Coimbra e arredores.“

O Ilustríssimo tem entrada gratuita, decorre no edifício principal do Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra e convida à descoberta de livros ilustrados únicos e dos seus autores.